Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Rua Maranhão, 631 - Centro - CEP 85.601-310
Francisco Beltrão - PR | Fone: 46 3520-4900 - Fax: 46 3520-4917  mapa Localização

NRE Francisco Beltrão

07/08/2017

Formação em Ação Disciplinar das dezenove Escolas Especializadas do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Nos dias 3 e 4 de agosto de 2017 aconteceu a Formação em Ação Disciplinar das dezenove Escolas Especializadas do Núcleo Regional de Educação. O tema trabalhado foi “A importância da Arte no processo de Alfabetização” e os objetivos foram: Refletir sobre as possibilidades e os desafios do ensino da Arte nos processos de Alfabetização; Conhecer a importância do trabalho colaborativo entre o professor de Arte e os demais professores; Reconhecer a Arte como recurso pedagógico no processo de alfabetização. Os conteúdos abordados nestes dois dias de formação foram Leitura de Imagens com conceitos relevantes para a prática docente.

De acordo com TOJAL, (2000), a carência profissional de professores de trabalhar Arte não somente como terapêutica, assim os docentes esquecem de trabalhar o conhecimento da Arte, como História e Cultura. Assim nestes dois dias foram trabalhados com ênfase a Leitura de Imagens e a importância da Arte para Alfabetização e para o professor alfabetizador. O técnico pedagógico da disciplina de Artes Giovane Schauss, junto com a equipe de Educação Especial planejaram esta oficina.

Os textos utilizados foram das autoras Lucia Santaella e Patricia Nakajima com aprofundamentos teóricos e com os artistas: Candido Portinari, Adriana Varejão, Renata de Andrade, Frans Krajcberg, Henrique de Oliveira, Lygia Clarck, Heather Hansen, Edina Síkora, Eduardo Srur e o fotográfo e cineasta Lev Kuleshov.
Giovane Schauss deu ênfase na temática Reaproveitamento, Reciclagem e Sustentabilidade ressignificando os conceitos que estão na disciplina de Artes de forma equivocada. As linguagens da disciplina de Artes são: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, linguagem escolhida para trabalhar com os docentes. Destaca-se que a leitura não se restringe somente a letra ou símbolos do alfabeto. A leitura de imagem serve para expandir o conceito de leitura abrindo para diversos encaminhamentos metodológicos que precisam ser utilizados no dia a dia do processo de ensino e aprendizagem das Escolas Especializadas.

A oficina foi baseada em metodologias contemporâneas do ensino Arte na Educação Especial, pois acredita-se que os alunos com deficiência intelectual e múltiplas deficiências possam usufruir de um currículo científico saindo do artesanato, terapêutico e ocupacional.

No final da oficina, através da avaliação, os cursistas solicitaram mais formação continuada durante o ano abrangendo outras disciplinas, afirmando que fazia muito tempo que não tinham uma formação específica de Artes e com o diferencial do trabalho colaborativo entre os docentes.

Assim a Equipe da Educação Especial Geni da Rocha Araude, Lucilia Gouveia e Rosângela Rommel Vanin desejam a todas as Escolas Especializadas uma boa Formação em Ação Disciplinar no dia 15 de setembro.


Fonte: Equipe da Educação Especial do NRE

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.