Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais Professor Formador
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Convocação PN
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba

Rua Luiz Adolfo Taques, 133 - Centro - CEP 84.261-730
Telêmaco Borba - PR | Fone: 42 3271-3700 - Fax: 42 3271-3719  mapa Localização

NRE Telêmaco Borba

10/11/2017

2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: Inovação e Criatividade na Educação Paranaense

O NRE de Telêmaco Borba, representado pela Assessora Pedagógica da CRTE Professora Rose Messias dos Santos e pelas Professoras Giovana Aparecida Schambackler Viante e Maria José Fagundes Barbosa, participou do 2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: Inovação e Criatividade na Educação Paranaense, que aconteceu de 07 a 09 de novembro de 2017, nas dependências da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais e mostrou a diversidade de culturas, expressões criativas e inovadoras de escolas públicas.
O principal objetivo deste evento foi oportunizar a professores, estudantes, pesquisadores e gestores da educação paranaense, vivenciarem iniciativas com o uso de tecnologias na educação que possibilitem a resolução colaborativa de problemas, a experimentação, o desenvolvimento tecnológico e o compartilhamento de conhecimento, estimulando uma cultura de inovação, criatividade por meio de produções digitais que envolvam toda a comunidade escolar.
 
O evento aconteceu com a realização de oficinas, palestras, mesas redondas, relatos de experiências, Hackathon de Tecnologias Assistivas e um Festival de Invenção e Criatividade (FIC) que será uma grande celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira.

Este evento contou com 5 eixos temáticos:

Mídia e educação - inovação e criatividade na produção e uso de mídia web, impressa e televisiva.
Educação inclusiva e tecnologia - estratégias de ensino e aprendizagem com a produção ou uso de tecnologias assistivas.
Empoderamento e tecnologia - estratégias para produção ou uso de tecnologias para a visibilidade e empoderamento de mulheres, população LGBT, povos indígenas, negros e sujeitos em situação de vulnerabilidade social.
Ressignificação dos espaços escolares - estratégias para a ressignificação e organização da sala de aula; das bibliotecas escolares; dos laboratórios de informática, de química,  de física ou de matemática; salas de artes, de leitura  e de teatro; criação e desenvolvimento de jardins, hortas; salas de entretenimento; etc.
Inovação e tecnologia na educação: propostas inovadoras que contribuam para os processos de gestão educacional e escolar; atividades administrativo-pedagógicas; formação dos profissionais da educação e estudantes na modalidade presencial, semipresencial e a distância; ensino de conteúdos curriculares; promoção da educação científica; etc.
Durante o Evento tivemos a Apresentação dos Relatos de Experiência da Professora Giovana Aparecida Schambackler Viante do Colégio Estadual São Francisco de Assis com o tema "Relação entre Matrizes e Pixels" e da Professora Maria José Fagundes Barbosa do Colégio José de Alencar de Curiúva com o tema " Uma abordagem diferenciada do Teorema de Tales".
O Evento superou as expectativas, mostrando que o uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa e colaborativa e acima de tudo mais criativa, protagonizando no ambiente escolar.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.