Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais PSS 2021
  • Ordem de Serviço - 2024
  • Cadastramento currículos Seed
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul

Rua Salvador Ferrante, nº 1.651 - CEP 81.670-390
Curitiba - PR | Fone: (41) 3277-7353  mapa Localização

NRE Área Metropolitana Sul

28/11/2017

PROJETO VIDA - A ARTE DE TREINAR A MENTE, DESENVOLVIDO NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR PEDRO JOSÉ PUCHALSKI (CONTENDA / PR)

PROJETO VIDA - A ARTE DE TREINAR A MENTE, DESENVOLVIDO NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR PEDRO JOSÉ PUCHALSKI

O Projeto Vida desenvolvido pela educadora Fabiana do Carmo Ferreira, servidora estadual em parceria com o pesquisador, escritor e palestrante no Desenvolvimento da Mente Humana em Relacionamentos, Liderança Pessoal e Profissional, Marcos Carvalho, está sendo desenvolvido no Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski – EFM, no Município de Contenda Paraná.

O projeto tem como objetivo um trabalho preventivo, de recuperar os princípios e valores humanos, que foram se perdendo ao longo do tempo. Os frutos desse trabalho será a cura do corpo e da mente, diminuindo a violência física e psicológica, trabalhando para que entendam que cada um é responsável por suas escolhas, eliminando a visão de vitimização. Dentro da Instituição de Ensino, melhora o relacionamento entre Educadores e entre Alunos, melhorando o aproveitamento de tempo e a qualidade de Ensino Aprendizagem.

Para atingir as metas dentro da Instituição de Ensino trabalha-se com educadores, pais e alunos os seguintes Princípios: Liberdade com (Ordem, Disciplina, Concentração, Responsabilidade e Compromisso), Gratidão, Perdão, Respeito, Humildade, Paciência e Amor Incondicional.
Como material didático e capacitação para educadores, pais e alunos são usados os livros da coleção A Arte de Treinar a Mente e ministrada periodicamente às palestras. Os conteúdos apresentados são baseados com referência em: Filosofia, Neurociência, Teologia, Neurolinguística e Nutrologia. Estudos e pesquisas desenvolvidos e apresentados com linguagem simples, priorizando o melhor entendimento e transparência dos conhecimentos. Preservando e respeitando as Crenças, Princípios e Valores humanos.

A formação e atividades propostas são no sentido de:
• Relacionamentos saudáveis de toda a equipe de funcionários, professores, alunos e pais, para uma boa convivência e respeito dentro da Instituição de Ensino;
• Empatia, respeito e compreensão com o próximo;
• Resgate da convivência Familiar;
• Responsabilidade social;
• Responsabilidade com o meio ambiente;


Formação Continuada: A formação com a equipe de funcionários e professores é realizada através de palestras com o pesquisador Marcos Carvalho, trabalhando uma sequência de transformação:
ORDEM - DISCIPLINA - CONCENTRAÇÃO - RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO.
A Arte de Treinar a Mente desenvolvida pelo pesquisador Marcos Carvalho é, hoje, um dos sistemas de capacitação diferenciado para quem busca evolução e crescimento pessoal e profissional, no Brasil e no Exterior. Os treinamentos são voltados para o desenvolvimento da mente humana no sentido de despertar entendimento dos Princípios e Valores Humanos.
Melhorando o relacionamento da equipe como um todo, reflete diretamente no aproveitamento de tempo, relacionamento com os alunos e nos resultados finais de aprovação.

Desafio do Bem: Nesse exercício trabalha bullying, cyberbullying, violência física e mental. Possibilitando o desenvolvimento do senso de cidadania, cordialidade, participação social, capacidade de iniciação e ação, amor ao próximo e fortalecimento dos laços familiares.

Treinar gratidão diariamente: A gratidão e a empatia ajuda o ser humano a ser mais positivo, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes. Melhorando a cordialidade amor ao próximo, fortalecimento dos laços familiares. Com essa atividade, o projeto visa minimizar o pensamento negativo, a violência e o bullying na sociedade.

Cadeirante por um dia: Esse exercício inicia com sorteio, onde, cada dia um aluno será o cadeirante. Essa atividade visa desenvolver percepção do ambiente, senso de cidadania, cordialidade e participação social, trabalho em equipe, acessibilidade, capacidade de iniciação e ação, e trabalhar o bullying.

O guia e o cego: Esse exercício inicia com sorteio, onde dentro de cada sala de aula metade dos alunos será o cego e a outra metade o guia. O cego será vendado e o guia terá como responsabilidade ajuda-lo com as atividades durante a aula e auxiliar na hora do intervalo. Essa atividade visa desenvolver percepção do ambiente, senso de cidadania, cordialidade e participação social, trabalho em equipe, coordenação motora, acessibilidade, capacidade de iniciação e ação, e trabalhar o bullying.

Patrulha Escolar: Cada dia, quatro alunos devidamente identificados com colete, faz a patrulha no Colégio na hora do intervalo, identificando o que está em desacordo com o regulamento interno, fazendo a conscientização e registro da ocorrência. Tem como objetivo trabalhar a empatia e responsabilidade social.

Desperdício Zero: Os alunos são orientados para ter zero de desperdício no lanche escolar. Tem como objetivo trabalhar conscientização e responsabilidade social.


Amigos do meio ambiente: Despertar a Consciência socioambiental! Ter consciência de que o planeta está saturado, e que, se não houver uma mudança drástica haverá graves consequências.
ACÕES: Coleta no Colégio e enviar para empresas que destinam corretamente resíduos como óleo de cozinha, lixo eletrônico, entre outros.

Ação de arrecadação de vestimentas: Ter consciência de que pode ter alguém passando por dificuldades, sendo assim, podemos então ajudar. Sempre que tivermos roupas, calcados, cobertores, e outros que não estamos usando, mas que está em condições de usar, podemos ajudar ao próximo. Nas datas estipuladas as doações serão recolhidas no Colégio e enviado a uma instituição que fará a distribuição, ou ainda fazer a doação entre os próprios alunos, se houver necessidade.

Alunos Representantes: Esta ação visa à integração social, com um processo dinâmico e multifactorial, onde possibilita que os educandos das diferentes seriações se reúnam sob um mesmo objetivo ou preceito. Que é constituir um todo, e fazer com que passem a pertencer, e assim possam disseminar o conceito de cordialidade, respeito, amor ao próximo, fortalecimento dos laços familiares e responsabilidade social. São realizadas, reuniões periódicas, para debate da aplicação diária dos Princípios e Valores Humanos Liberdade com (Ordem, Disciplina, Concentração, Responsabilidade e Compromisso), Gratidão, Perdão, Respeito, Humildade, Paciência e Amor Incondicional, pelos alunos em suas condutas, alunos representantes juntamente com seus pais.

Resultados:
Com a mudança comportamental, melhoram os relacionamentos entre alunos e entre educadores, os professores conseguem ministrar todo o conteúdo dentro do planejamento com a qualidade desejada e os alunos tem melhor aproveitamento de aprendizagem. Com isso, aumento no índice de Aprovação da Instituição de Ensino.

Atividades extras:
Os alunos representaram o Projeto Vida no desfile de sete de setembro.
Foram a um evento de poesia e musica de violoncelo.
Há outras atividades em andamento como Teatro, Incentivo a Pesquisas, entre outras.


Veja mais no site: https://marcoscarvalhotr.com.br/projeto-vida/


O Projeto Vida desenvolvido pela servidora Fabiana do Carmo Ferreira, e fruto de 15 anos de pesquisa na área da Educação e foi implantado no inicio do ano de 2017. E o sistema A Arte de Treinar a Mente, desenvolvido pelo pesquisador, escritor e palestrante Marcos Carvalho é conhecido no Brasil é exterior há 15 anos.

O Projeto Vida - A Arte de Treinar a Mente nasceu no município de Contenda Paraná e já esta sendo implantado em outros Estados para o ano de 2018. O projeto foi desenvolvido para ser aplicado desde o Ensino Infantil até a universidade.


Fonte: CE PEDRO PUCHALSKI

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.