Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

28/11/2018

Estudantes doam solidariedade ao Hospital do Câncer de Cascavel


Estudantes do Colégio Estadual Wilson Joffre, em Cascavel, Oeste do Paraná, na tarde desta terça-feira (27), entregaram doações de cabelos ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). Os fios preciosos serão destinados à confecção de perucas para pessoas que estão em tratamento de câncer. A doação foi feita por estudantes e comunidade escolar.

Por iniciativa de um grupo de alunas, o Projeto “Doar Não Doi” conta com o apoio da direção, equipe pedagógica, professores, estudantes e familiares. Ana Gabriella Agnoletto Coutinho, Gabrieli Pelin Rigo, Kaylayne Leopolski Alves, Manuella Haubert Theinel, Erica Maria Miranda e Marya Anthonia Castro Rodrigues fazem a divulgação no colégio e para toda comunidade, que também participa doando sua mecha de solidariedade.

Assim, essas pequenas meninas de atitudes grandiosas não somente inspiram mudanças na aparência, mas também conscientizam sobre a necessidade de acompanhar mais de perto a própria saúde. Uma atitude fundamental que lembra mulheres da importância de reparar em eventuais sinais de anormalidades nos seios, como secreções e saliências. Nos casos de mulheres com câncer de mama, considerando que algumas opções terapêuticas podem causar efeitos indesejáveis como queda de cabelos, o que é motivo de sofrimento dos pacientes, esse gesto solidário ou estratégia na atenção oncológica pode reduzir o sofrimento e melhorar a autoestima.

Marya Anthonia, que passou por um tratamento de câncer em 2012, conta que a ação contribui para aumentar a autoestima de quem enfrenta a doença. "Quando fiz o tratamento, eu perdi o cabelo. Por isso eu considero importante fazer algo para ajudar e motivar as pessoas que estão passando pelo mesmo que eu passei. O mais importante é saber que esse pequeno gesto pode fazer a diferença para a pessoa que passa por esse momento delicado”, diz a estudante.

De acordo com a diretora Edna Soares, o ponto alto da campanha deste ano foi no dia 22 de outubro, quando muitos voluntários compareceram ao colégio para doar seus cabelos e uma equipe de cabeleireiros fez todo o trabalho de coleta gratuitamente, ainda finalizou os cortes de acordo com a vontade de cada doador. Em 2018, a ação expandiu um pouco mais, pois foi realizada em parceria com o Projeto “Amor em Fios”. Ainda conquistou a adesão dos Cursos Técnicos em Administração e Contabilidade, que doaram sabonetes confeccionados nas aulas de Química Orgânica.

A visita ao Núcleo Solidário, Casa de apoio e Rádio Terapia contou com momentos emocionantes. Mesmo as professoras Kátia Seghetto, Cenalíria Vieira e Simone Darós, que acompanharam a entrega dos kits de higiene pessoal, das fraldas geriátricas, lenços e várias madeixas de fios preciosos não conseguiram conter as lágrimas. Enquanto os alunos entoavam belíssimas canções de louvor, acompanhados por Vanessa Lopes, funcionária do Núcleo Regional de Educação que bem conhece este momento difícil, os olhares atentos dos pacientes expressavam muito mais do que alguém poderia descrever em termos de gratidão por aquele momento tão belo, capaz de fortalecer a esperança na vida.

Segundo a professora Luiza Slongo, que coordena o projeto, para além das doações, a iniciativa contribui com a formação cidadã dos jovens, pois estimula o desenvolvimento do saber, do senso crítico e do protagonismo. “O projeto é importante porque mostra para a sociedade que cada um pode fazer um pouco para ajudar as pessoas que passam por momentos difíceis. Além de despertar nos alunos o sentimento de empatia pelo próximo, estamos fomentando o altruísmo e o protagonismo desses estudantes que passam a ter um olhar mais humanizado e uma postura social capazes de fazer a diferença no mundo em que vivemos”.

Notícia relacionada
:


Veja mais fotos:


Vídeos:


Fonte: Assessoria de Comunicação / NRE Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.