Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • Pertencimento etnicorracial
  • atribuição de aulas e funções
  • rede escola
  • grêmio estudantil
  • jogos escolares

Núcleo Regional de Educação de Pato Branco

Avenida Brasil, 1171 - Centro - CEP 85.501-027
Pato Branco - PR | Fone: 46 3220-5300 - Fax: 46 3224-2770  mapa Localização

NRE Pato Branco

11/12/2018

Nós Propomos! Metodologia do Estudo de Caso no ensino da Geografia na UNIOESTE/Pato Branco/PR

O Projeto Nós Propomos Pato Branco foi desenvolvido pela professora Eliane Maria Rozin, no período 2017/2018.
Essa pesquisa objetivou analisar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos geográficos, por meio do estudo de caso, enquanto metodologia de pesquisa, por intermédio do estudo do lugar. Desenvolvemos com estudantes do Ensino Médio, com a intenção de avaliar a possibilidade de investigar para melhor ensinar e aprender Geografia. Bem como, de compreender como ocorre a apropriação do sentido no contexto da comunidade local, fomentando a participação dos estudantes na identificação dos problemas e na busca de propostas para mudanças.
Como professores de Geografia, atuando na rede estadual de ensino do estado do Paraná, deparamo-nos com a problemática atual no ensino. Na aprendizagem dos estudantes há o distanciamento entre os conceitos científicos (conteúdos cognitivos e simbólicos) e a realidade. Frente a essa intranquilidade, surgiu o desafio de contribuir para um ensino mais significativo para o estudante e para os saberes docentes do professor. Um dos intentos principais é estudar a categoria lugar, como referência no tratamento dos conteúdos geográficos relacionados ao cotidiano, com sentido e significado.
Dentre os fatores que contribuíram para a realização deste trabalho, está a pesquisa na construção do conhecimento crítico e criativo. Destacamos a importância da pesquisa entendida como elemento fundamental para a produção do conhecimento, para instigar curiosidades, entender os problemas locais e pensar em propostas no que é possível contribuir. O desejo é de trabalhar numa proposta que resulte na formação de sujeitos cidadãos participativos e críticos, pelo ensino de Geografia com significado.
Cabe salientar grande estímulo por parte dos estudantes e de professores, como oportunidade de fazer integração internacional, importante porque possibilita reinventar as fronteiras do conhecimento disciplinar por meio da pesquisa e da participação cidadã, bem como oportunizar novos caminhos para fazer ciência com os parâmetros da ciência. Destacamos a parceria entre o Núcleo Regional de Educação de Pato Branco/PR, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão, Paraná - UNIOESTE/FB, e Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, Portugal - IGOT/UL/PT, para a realização do Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. Esse projeto foi desenvolvido pelo professor Sérgio Claudino Loureiro Nunes, em Portugal, desde 2011, e se expandiu para outros países. No Brasil teve início em 2014, nos estados de Santa Catarina, no Rio Grande do Norte, no Tocantins, no Rio Grande do Sul e no Paraná (implantado em 2017, sob a coordenação da Professora Mafalda Nesi Francischett, pela UNIOESTE/FB, nas cidades de Itapejara D´Oeste e Pato Branco).
As ações foram realizadas em vários momentos, desde o diagnóstico, até visitas de professores da universidade à escola. A formação de grupos pelos estudantes oportunizou o desenvolvimento das propostas dos projetos. Os estudantes decidiram sobre as temáticas, os logotipos representativos, a realização do diagnóstico, a identificação dos problemas, a organização e o planejamento das ações. Organizaram-se em cinco grupos e definiram as seguintes temáticas: 1) Placas de informação nos pontos de lotação; 2) Trânsito; 3) Ração e água para animais de rua; 4) SOS vida animal e, 5) Literatura nas instituições.
Para a efetivação da proposta, realizaram estudos, trabalhos de campo, entrevistas e debates. Com as pesquisas, os estudantes identificaram os problemas do lugar e apresentaram propostas. A participação dos estudantes se concretizou em eventos, como o I Colóquio Ensino de Geografia com Significado, em 16 de agosto de 2018 (UNIOESTE/FB). As atividades envolveram a participação e a reflexão sobre o ensino de Geografia no Ensino Médio; sobre a formação para a cidadania, a partir do conhecimento do lugar, como possibilidade de construção e do comprometimento com o conhecimento; reconhecimento das possibilidades de mudanças no ensino vinculadas à vida dos estudantes e ao seu lugar.
A aula de campo foi realizada em 19 de abril de 2018, e, participaram também, três professoras, mestrandas e doutorandas da UNIOESTE/FB. Cada grupo, acompanhado por um responsável adulto, percorreu a região do centro da cidade e realizou sua coleta de dados com entrevistas, questionários e com fotografias. O colégio disponibilizou o horário da manhã e duas professoras para auxiliar. Todos os trajetos foram estabelecidos pelo próprio grupo.
O trabalho de campo foi fundamental para a pesquisa pela capacidade de criar sentido para os estudantes sobre os conteúdos geográficos, pela observação dos problemas, pelo confronto de informações e pela descrição do que acontece no lugar em relação a outros lugares.
O processo de realização deste trabalho de pesquisa envolve a universidade, a escola e a comunidade em busca de conhecer a realidade e produzir conhecimento. Ou seja, fazermos aquilo que acreditamos e contribuir para a formação da cidadania pela Geografia e pelo lugar. A educação é um campo de transformação e precisamos avançar o quanto pudermos para tornar cada discurso uma prática.
“Mudou a maneira de olhar para os problemas da sociedade, pois para qualquer problema há uma solução e com um pouco de esforço nós faremos a diferença.” (Estudante Denise, 2018).
A tarefa de concluir este trabalho não está ao nosso alcance. O desafio proposto aos estudantes se mantém vivo e dinâmico como o lugar que descobriram pela pesquisa. Não falamos de uma nova realidade, mas de nova maneira de conhecê-la.


Fonte: Eliane Maria Rozin

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.