Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • Pertencimento etnicorracial
  • atribuição de aulas e funções
  • rede escola
  • grêmio estudantil
  • jogos escolares

Núcleo Regional de Educação de Pato Branco

Avenida Brasil, 1171 - Centro - CEP 85.501-027
Pato Branco - PR | Fone: 46 3220-5300 - Fax: 46 3224-2770  mapa Localização

NRE Pato Branco

11/12/2018

CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Colégio Estadual do Campo Professora Vilma dos Santos Dissenha desenvolveu em conformidade com o plano de ação referente às relações étnico-raciais, a cultura afro-brasileiro e Indígena, algumas práticas pedagógicas:
Leituras de textos de diferentes gêneros abordando assuntos relevantes presentes na mídia nacional e internacional ou no mundo editorial, tarefa pertinente entre atribuições de cada disciplina, sempre levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos; Aulas expositivas, diálogos, debates, músicas, leituras individuais e coletivas, desenhos, interpretação de textos, confecção de cartazes com recortes e colagens, caça- palavras, palavras cruzadas, charadas, jogos, exercícios diversificados, pesquisas, trabalhos coletivos e individuais, vídeos, teatros, filmes, oficinas, etc; Questionamentos para intercessão dos alunos na abordagem do texto; Apresentação de textos produzidos pelos alunos, destacando o tema em questão; Visita à Reserva indígena de Mangueirinha; Conhecimento sobre a história da Capoeira e atividades envolvendo o grupo de Capoeira do Município; Debate com representantes de turmas, equipe multidisciplinar, Equipe pedagógica, Agentes Educacionais e Gestor Escolar; Atividades de leitura, estudo, análise, interpretação e reflexões de diferentes textos e vídeos (filmes relacionados); Seminário na Semana da Consciência Negra com Produção de murais, frases e desenhos sobre a temática, apresentações culturais, tais como, teatro, dança e outras; Preparo de comidas típicas, bem como a feijoada.
Houve a participação de toda a comunidade escolar remetendo-se a uma avaliação de forma processual, contínua e diagnóstica, estimulando os estudantes a desenvolver suas potencialidades individuais e coletivas nas atividades propostas. Buscando assim, valorizar os avanços nos relacionamentos com as diferenças e que haja o rompimento com os preconceitos nas relações sociais dos mesmos.


Fonte: Colégio Estadual do Campo Professora Vilma dos Santos Dissenha

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.