Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • Resultado Homologação Pessoa Negra
  • imagem de acesso aviso sobre comprovação de  pessoa negra
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Irati

Rua Coronel Emilio Gomes, 111 - Centro - CEP 84.500-000
Irati - PR | Fone: 42 3421-2200 - Fax: 42 3421-2201  mapa Localização

NRE Irati

11/12/2018

Professores e alunos do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos realizam oficina no SeedLab

Visita SeedLab

No dia 5 de dezembro de 2018, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, juntamente com os discentes da Sala de Recurso - Altas Habilidades do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos, direcionaram-se à Curitiba para participar da Ofinica “Meu Primeiro Projeto de Eletrônica”, promovido pelo Seed Lab, projeto desenvolvido pelo Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais-DPTE.
A aula foi extremamente dinâmica, permitindo a utilização de diversos materiais na construção de um inseto eletrônico e na criação de pequenos circuitos, que associaram conhecimentos sensorias às ciências exatas, como física e química.
Percebe-se que a instituição possui um amplo espaço voltado ao ensino e os profissionais são, visivelmente, envolvidos com a didática. O curso buscou trabalhar com várias metodologias, com destaque para a aprendizagem criativa,o qual explorou e aprofundou a imaginação, o lúdico e os saberes cognitivos.
Segue abaixo o relato de alguns alunos demonstrando a satisfação em participar dessa oficina totalmente diferenciada:
* Na data de 05 de dezembro, nós alunos da Sala de Recursos / Altas Habilidades e alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos, fomos à cidade de Curitiba, visitar o SEED- lab.
É inquestionável que a oficina de “Meu Primeiro Projeto de Eletrônica”, oferecida pelos professores responsáveis, nos surpreendeu da forma mais positiva possível, acarretando muitos conhecimentos na área de programação de softwares, como acender e apagar leds e também a dar movimentos a robôs, por meio de comandos, utilizando servos motores e arduínos.

* Para nós alunos, frequentadores da SR de Altas habilidades, com bom desempenho na área de exatas, realizamos a oficina com certa facilidade, o que possilbilitou um maior encanto, prendendo nossa atenção em cada detalhe, tornando a oficina fascinante. Ficou evidente a iniciativa de cada participante para resolver os desafios e a cronometragem feita pelos aplicadores estimulou ainda mais o nosso espírito competidor.
Em suma, esse dia de visita ao SEED- Lab trouxe conhecimentos novos, pois a maioria dos alunos desconhecia essa área, e cada fato aprendido será utilizado por nós no dia a dia e transmitido aos nossos colegas, concedendo maior domínio na área de softwares, o que é essencial, já que estamos vivenciando a era digital.

* Na data de 05 de dezembro, os alunos da Sala de Recursos/Altas Habilidades e os alunos da 3° série do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos, juntamente com as professoras Zilma do Rocio Karpinski Afonso e Luciane Franco fomos à cidade de Curitiba, visitar o SEED- lab, onde participamos de duas oficinas: “Meu Primeiro Projeto de Eletrônica” e “Robótica".
Foi uma oportunidade única, pois os trabalhos desenvolvidos nas oficinas proporcionaram aos alunos e a nós professores muita aprendizagem de forma dinâmica e divertida. Os professores (instrutores), utilizaram- se de metodologias que possibilitram a assimilação de conteúdos, despertaram o interesse e a curiosidade de todos os envolvidos e o resultado foi aprendizagem criativa, com a utilização de diversos materiais, softwares e muita interação entre todos.


* Sem dúvida foi um dia pra ficar gravado por todos nós e retornamos motivados a dar continuidade nos trababalhos na escola usando os conhecimentos adquiridos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.