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Núcleo Regional de Educação de Cascavel

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NRE Cascavel

13/12/2018

Profissionais da Educação de Surdos ganham Centro de Apoio em Cascavel

Com a inauguração do CAS - Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná, no Colégio Estadual Itagiba Fortunato, em Cascavel, o dia 13 de dezembro se consagra como o marco inicial de uma grande conquista na área da Educação Especial.

Hoje, o Núcleo Regional da Educação de Cascavel dá um passo largo e importantíssimo na formação de raízes mais profundas para a educação e a valorização das pessoas surdas de Cascavel e da Região Oeste, pois também serão atendidos os núcleos de Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu e Toledo.

Diversas autoridades do âmbito estadual, regional e municipal participaram do cerimonial. Dentre as quais, a Secretária de Estado da Educação, Lucia Aparecida Cortez Martins; a chefe do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, Inez Aliete Dalavechia; o diretor geral da Secretaria de Estado da Educação, José Carlos Rodrigues Pereira; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o vice-prefeito de Cascavel, Jorge Lange; a chefe do Departamento de Educação Especial, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno; o coordenador da área da Surdez no DEE/SEED, Júlio César Carmona; a assessora do DEE/SEED, Creusa Santos Borges Abdala; o presidente da APAE de Cascavel, Evilásio Schimidt; a coordenadora do CAS, Região Oeste, Marta de Fátima da Silva; a presidente da Surdovel – Associação de Surdos de Cascavel, Gizeli Záfari; a representante do diretor do C. E. Itagiba Fortunatto, Janete Bisinela.

O professor Flávio Kottwitz Júnior, vice-presidente da Surdovel – Associação de Surdos de Cascavel e pedagogo da ACAS – Associação Cascavelense de Amigos dos Surdos, acompanhado da professora Haley Picoli, pedagoga da Regional de Ensino de Cascavel, interpretou com maestria o Hino Nacional Brasileiro e, na sequência, o Hino do Paraná.

Inez Dalavechia cumprimentou as pessoas presentes, destacou a importância do Centro de Apoio em Cascavel da mesma forma com que desejou êxito aos profissionais que irão atuar junto ao CAS. “Este centro sintetiza as lutas da comunidade surda por escolas, por educação bilíngue e por intérpretes em todos os espaços de exercício da cidadania. Obrigada por se fazerem presentes, por valorizarem a educação, que vem a contribuir para com uma sociedade mais justa, igualitária e democrática”.

Além de dar maior visibilidade para as necessidades dos surdos, o Centro de Apoio propiciará cursos e capacitações para melhor preparar essa parcela da sociedade no mercado de trabalho, qualificando cada vez mais pessoas a dominarem a língua de sinais e derrubarem as barreiras de comunicação.

O CAS – Centro de Apoio aos Surdos e aos profissionais da Educação de Surdos do Paraná, que inicia as suas atividades a partir desta data, insere-se no processo histórico que vem sendo construído em nossa cidade desde 1975, quando um grupo de pais de crianças surdas e alguns amigos começaram a mobilizar esforços no sentido de criar possibilidades de educar as crianças surdas perto dos seus familiares, pois até então aos alunos surdos era imposto o distanciamento. Muitas pessoas surdas, que hoje são adultas, estudaram em Curitiba, na Escola Epheta, no Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES), do Rio de Janeiro, ou, ainda, no Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), de Londrina. Os depoimentos dessas pessoas são de que tinham a sensação que os pais nunca mais voltariam.

O CAS reúne cinco núcleos que são:

A) Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação de Surdos (NCP) objetiva oferecer cursos de formação continuada e exames de proficiência;

B) Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) - tem como função desenvolver políticas educacionais voltadas ao atendimento educacional especializado - surdez;

C) Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico e Tecnológico (NADPT) tem como função disponibilizar aos estudantes surdos, professores e comunidade, um acervo de materiais e equipamentos específicos imprescindíveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e dar suporte técnico à produção de vídeos didáticos e outras tecnologias em língua de sinais;

D) Núcleo de Pesquisa (NP) tem por objetivo desenvolver pesquisas que favoreçam a criação de materiais específicos para o ensino da língua brasileira de sinais como primeira língua para surdos e como segunda língua para ouvintes, bem como para o ensino da língua portuguesa;

E) Núcleo de Convivência (NC) objetiva oferecer espaço interativo que favoreça a convivência, a troca de experiências, pesquisas e desenvolvimento de atividades culturais e lúdicas, integrando a comunidade surda e ouvinte.

Estes núcleos, uma vez desenvolvidos, poderão alavancar a educação dos alunos surdos de cascavel e região, ofertando mais qualidade e mais possibilidades.

As pessoas surdas, os familiares, a comunidade e os profissionais poderão recorrer a este espaço sempre que precisarem, pois aqui poderão encontrar pessoas dispostas a dialogar e buscar alternativas que melhorem o dia a dia dos envolvidos.

O CAS quer e pode ser um dos territórios onde a língua de sinais fixa raízes e surdos e ouvintes podem desembarcar e usufruir dos benefícios de ser bilíngue.

Para visualizar as fotos, acesse:

https://www.facebook.com/pg/nrecascavel/photos/?tab=album&album_id=2162020707152743



Fonte: Assessoria de Comunicação / NRE Cascavel

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