Núcleo Regional de Educação de Umuarama
NRE Umuarama
24/04/2019
Professor ministra aula prática sobre descobertas arqueológicas e paleontológicas
O professor Marcos Aurélio Garcia de Oliveira ministrou, em 10 de abril, na Escola Estadual do Campo de Vila Nilza a aula prática: Primeiros seres humanos, descobertas arqueológicas e paleontológicas para alunos do 6º ano.
As aulas teóricas aconteceram na biblioteca e a prática nos espaços escolares ao ar livre. A turma foi dividida em 3 grupos, a cada um recebeu diferentes funções. O primeiro grupo ficou encarregado de criar um Sítio Arqueológico no local já apontado pelo professor. A segunda equipe teve a função de delimitar a área a ser explorada pelos alunos Arqueólogos. E, após exploração a procura de algum objeto ou fonte histórica, o terceiro grupo ficou responsável de catalogar e registrar as fontes históricas em fotos.
Segundo o professor:
Ainda estou conhecendo a turma, desta forma estou criando e recriando metodologias para perceber onde consigo melhorar o aprendizado. Por ser uma turma do 6º ano, os estudantes ainda são imaturos, daí a ideia de trabalhar o lúdico e a prática. Acredito que, quando colocam a mão na massa, podem desenvolver habilidades e instigar a curiosidades. Este tipo de metodologia envolve o estudante no processo de aprendizagem, torna-o participante deste processo, pois acredito que não há aprendizagem significativa quando o aluno permanece apenas como observador. Todo aluno dispõe de certas habilidades pessoais que poderão ser investidos numa certa atividade. A forma como cada aluno vai utilizar esses recursos vai ser diferente de um para outro. Desta forma, acredito que cabe a nós professores, estabelecer metodologias, formas de ativar estas habilidades em cada aluno e motivá-lo a participar da aula, assim podemos, através do conteúdo, gerar aprendizagem.
O professor Marcos é um apaixonado pela arte de ensinar, ama sua profissão e nos conta que, quando começou a participar de cursos de Aprendizagem Criativa, expandiu seu interesse e conhecimento para a aplicação de novas metodologias.
Arquivo anexado: