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Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã

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NRE Ivaiporã

30/05/2019

Professor de Ivaiporã realiza oficina pedagógica na Colômbia

Entre os dias 29 e 31 de maio, o professor Hélio Cruz Leão, conhecido como Caloi, da rede pública de ensino do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã participará, na cidade de Pasto – Colômbia de um evento na Fundação Universitária Católica do Sul onde irá capacitar professores do ensino regular e necessidades especiais das escolas que envolvem as Secretárias de Educação. O professor Caloi também ministrará palestras para acadêmicos e professores da Faculdade de Educação e Psicologia, assim como implementará e interagirá por meio de atendimento e oficinas com os 300 finalistas do "XVI Encontro Departamental da pesquisa e dos Semilleros de Investigação” com muitas trocas de experiências da ação pedagógica Oficina Desafio da Aprendizagem Cognitiva.

Segundo o professor Caloi, esta será uma oportunidade única com reconhecimento internacional que abrirá portas para a integração de suas metodologias diferenciadas e diversificadas no processo didático pedagógico com outros países da América Latina. Assim, poderá compartilhar conhecimentos voltados para a estrutura da plasticidade cerebral com inteligência lógica interpretativa, que evita sistemas de aulas padronizadas e tem como base a área de interesses e pesquisas contextualizadas no ensino-aprendizagem com signos e significados na elaboração de atividades exploratória, enriquecimento curricular e suplementação acadêmica, além de oferecer novas perspectivas. O desenvolvimento da ação tem ainda a intenção de estabelecer a importância da correspondência do desejo de aprender dos alunos e a escola, assim como demonstrar a interligação entre todos os gêneros de aprendizagem e dar sentido ao conteúdo curricular.

Para o professor, é necessário usar as capacidades ou ideias familiares aos alunos como ponte para o alcance de outras que lhes sejam menos familiares assim como melhorar a motivação dos alunos em relação a aprendizagem e encorajar os alunos a olhar um tema de pesquisa através das lentes do seu próprio interesse.

Nessa perspectiva, a Oficina Desafio da Aprendizagem Cognitiva configura-se numa ação pedagógica que envolve os alunos, famílias, acadêmicos, professores e profissionais afins, na intenção de complementar as habilidades manuais e qualidades mentais com jogos intelectivos de unicidade, sempre explorando potencialidades e limitações nas áreas lógicas e interpretativas no ensino-aprendizagem, por meio da exposição, interação, elaboração e resolução de problemas nas áreas transdisciplinares.

Os desafios com jogos de unicidade possibilitam condições de reflexão, a fim de potencializar a unilateralidade. Sendo assim, propõem desafios que envolvem mudanças e rompimento de barreiras construídas ao longo do tempo com a finalidade de contribuir para o ensino-aprendizagem dos indivíduos e contextualiza-lo, abrindo espaço para o crescimento e exploração dos jogos intelectivos com a relação dos saberes nos perfis diferenciados e diversificados, ligados aos estudos específicos e aos conhecimentos curriculares da cognição, proporcionando uma ação pedagógica com reflexão para o conhecimento acadêmico cientifico.

Fonte: Jornal Paraná Centro

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