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NRE Curitiba

06/06/2019

Aula de Campo no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa: Geografia e Língua Portuguesa

É de extrema importância destacar que, ao contrário do que se imagina, a aula de campo não é concretizada apenas pela visita ao meio em si, pois todo o conjunto engloba o planejamento, a delimitação dos conteúdos abordados que serão elos entre a aula teórica e a prática e a elaboração de roteiros. Ou seja, tudo que é pensado e elaborado antes, durante e depois são elementos fundamentais para o sucesso do evento; da mesma forma que é importante o planejamento para a saída a campo, o retorno significa ainda mais, tendo em vista que esse é o momento para a discussão, para as contribuições que o estudo trouxe para o crescimento intelectual dos estudantes. Diante de todas as teorias debatidas em sala de aula e a aula de campo os alunos serão conduzidos a atividades teóricas para registro dos conhecimentos práticos adquiridos em ambas as disciplinas.
O parque Vila Velha, geograficamente, se localiza a 25° 15' de latitude Sul e 50° 00' de longitude Oeste, altitude de 917 m. A área apresenta vegetação de campo e capões de mato esparsos, onde se destacam os Pinheiros do Paraná. O clima é mesotérmico com verões frescos e a topografia ondulada com escarpas, possuindo vários cursos d'água. Que deságuam no Rio Tibagi. Abriga uma fauna variada: Lobos Guará (raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás bandeira e mirins, diversos tipos de aves. A 18 Km de Ponta Grossa, é integrado pelas formações areníticas, furnas e Lagoa Dourada, distando de Curitiba 80 Km.
No dia da visita ao parque os alunos tiveram acompanhamento de uma Guia de Turismo que realizou uma introdução ao histórico do parque através de um vídeo informativo. Na trilha de visitação a guia explicava cada Rocha e os estudantes interagiam identificando suas formas naturais e explorando o seu imaginário. Em seguida os alunos foram conhecer as Furnas, que na realidade são poços de desabamento, depressões semelhantes a crateras, de formato circular e paredes verticais, uma das grandes atrações do parque. Somente as furnas 1 e 2 foi possível para visitação mas foi o suficiente para chamar atenção deles pela profundidade sendo que a maioria dos alunos não tinham ainda presenciado nada igual.
Para os alunos foi uma experiência incrível, pois tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com um espaço tão contrastante com a realidade urbana em que vivem. Certamente foi uma aula de campo que jamais será esquecida por eles.
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