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11/07/2019

UMA HORTA NA ESCOLA - PROJETO CE QUATRO PONTES

Uma horta criada pelo professor readaptado Eugênio Hammes do Colégio Estadual Quatro Pontes com apoio da Diretora Solange Lurdes Ferreira e da APMF do colégio através da presidente Berenice Wammes está dando o que falar. É tanto carinho e amor empenhado que a horta está rendendo verduras e legumes ao colégio e atrai olhares de toda a comunidade. O trabalho já vem de longa data, mas foi no ano passado que através do empréstimo de um terreno maior próximo a instituição, feita por uma senhora da comunidade, que o projeto expandiu e propiciou maior cultivo de verduras e legumes, suprindo as necessidades da instituição.

O cultivo da horta pelo professor readaptado se dá ainda com apoio dos rapazes que prestam assistência aos colégios por conta do Programa Patronato que encaminha devedores da justiça a realização de trabalhos comunitários, e ainda através do apoio e parcerias com a Prefeitura e empresas do município.

O terreno emprestado ao colégio, paga sua locação através do repasse de verduras e legumes excedentes a dona do terreno. O pagamento de água, compra de mudas e adubo é feita pela APMF. É da horta da instituição que sai a maioria das verduras e legumes consumidos pelos alunos do colégio. A horta produz alface, almeirão, chicória, acelga, beterraba, brócolis, repolho, tempero verde, tomates, dentre outros. A intenção é modernizar o cultivo, com estufas, sistema de irrigação para expandir ainda mais a produção e cultivar outras espécies de alimentos.

A produção é totalmente livre de agrotóxicos, e exige atenção redobrada do professor por conta do clima e das pragas. Através da horta, o professor propicia ainda o ensino e prática de cultivo de hortaliças a estudantes no contraturno.

O cultivo de hortas nas instituições fortalece a relação da escola e comunidade e abre tempo e espaço para a reflexão coletiva e o desenvolvimento de produtos orgânicos, cuja produção pode ser destinada ao consumo de todos. Os benefícios são diversos como o desenvolvimento de valores humanos, aproximação de crianças e adolescentes da natureza, estimulação dos sentidos, aplicação dos ensinamentos teóricos, mudanças de cultura e comportamentos, estimulação de valores da paciência, perseverança, criatividade, adaptação, transformação e renovação.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo

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