Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais PSS 2021
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • PN
  • combate à evasão escolar
  • defesa civil na escola

Núcleo Regional de Educação de União da Vitória

Rua Professora Amazilia, 593 - Centro - CEP 84.600-285
União da Vitória - PR | Fone: 42 3521-1800 - Fax: 42 3521-1800  mapa Localização

NRE União da Vitória

15/07/2019

“Lugar de Estudante é na Escola”: NRE, Poder Judiciário e Ministério Público intensificam medidas para a permanência dos estudantes na escola

No mês de junho, o “Projeto de Combate à Evasão Escolar” realizou importantes atividades relacionadas ao projeto, planejadas de maneira a atender as especificidades e necessidades de cada grupo atendido com o objetivo de orientar, advertir e viabilizar o retorno dos evadidos à escola. 

PROJETO ESCOLA DE PAIS/MÃES - No Colégio Estadual Barão do Cerro Azul do Munícipio de Cruz Machado, foi realizado o grupo de orientação do “Projeto Escola de Pais e Mães” o qual ressaltaram a importância dos pais participarem da vida escolar dos filhos e a desempenharem o seu papel na superação da evasão escola, propiciando às famílias com situações de evasão escolar um espaço para socialização de experiências e orientações com o objetivo de incentivar e auxiliar às famílias a irem além de orientar em relação a outros desafios da educação familiar trazidos pelo grupo ouvido. O grupo foi conduzido pela Equipe de Psicologia do SAIJ – Serviço Auxiliar da Infância e Juventude.  

Os próximos encontros do Projeto Escola de Pais/Mães acontecerão nos dias 29 e 31 de julho, na sala multiuso do Fórum da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória para as famílias deste município, dia 30 de julho na Câmara Municipal de Bituruna para as famílias deste município. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE COMBATE A EVASÃO ESCOLAR. - No Auditório do Colégio Estadual Túlio de França foi realizado Audiência Pública do “Projeto de Combate à Evasão Escolar”, onde familiares e adolescentes em situação de evasão escolar assistiram um vídeo com mensagem do do Promotor de Justiça da Infância e Juventude Dr. Júlio Ribeiro de Campos Neto, seguida do uso da palavra pelo  Chefe  do Núcleo Regional de Educação, Professor Carlos Alberto Polsin e  pelo Juiz de Direito Vara da Infância e Juventude, Dr. Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, oportunidade em que todos ressaltaram a importância dos pais participarem da vida escolar dos filhos, e ainda, dos filhos freqüentarem assiduamente os bancos escolares reafirmando a importância dos estudos na formação do ser humano.

Após a orientação coletiva, as famílias foram atendidas de forma individual pela equipe do Poder Judiciário e do Núcleo Regional de Educação com o intuito de agilizar os encaminhamentos que melhor atendam às especificidades de cada estudante em situação de abandono escolar, assim como de seu núcleo familiar.

Num terceiro momento, no CEEBJA – Centro Educacional de Jovens e Adultos de União da Vitória aconteceu a Audiência Pública de Evasão escolar destinada ao público de familiares, adolescentes e jovens que freqüentam esta modalidade de ensino, público que por algum motivo abandonou a vida escolar em uma determinada fase da vida, apresentando assim, formas de intervenções diferenciadas das realizadas com as escolas regulares. Os presentes puderam conversar e receber orientação do Juiz Direito Carlos Eduardo Mattioli Kockanny com a tentativa de encontrar caminhos e construir novos percursos para a continuidade dos estudos na medida que a escola representa, muitas vezes, a única possibilidade de acesso ao saber sistematizado e, conseqüentemente ao exercício da cidadania plena. 

O magistrado divulgou ainda a parceria do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) com o CEEBJA para o desenvolvimento de atividades que iniciarão no segundo semestre do ano letivo. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.