Núcleo Regional de Educação de Toledo
Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200 Localização
NRE Toledo
12/08/2019
PROJETO LER E PENSAR GAZETA DO POVO LEVA PROFESSORA A INOVAR ATIVIDADES EM SALA DE AULA
A participação da professora de Língua Portuguesa Vera Beatriz Hoff Pagnussatti no projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo está resultando em ações positivas com os alunos do Colégio Estadual Eron Domingues de Marechal Cândido Rondon.
O projeto Ler e Pensar é aberto a professores da educação básica, e tem como objetivo o incentivo à leitura, cidadania e alfabetização midiática, valorizando a leitura crítica da mídia; o protagonismo dos estudantes; a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos curriculares por meio de sua aproximação com fatos reais do cotidiano noticiados no jornal; a aproximação da família e da comunidade; o trabalho, multi, inter e transdisciplinar; a compreensão sobre a convergência das mídias; o mergulho no mundo digital (fake news, curadoria, inovação tecnológica etc.).
O projeto dá acesso gratuito aos professores inscritos a conteúdos digitais da gazeta do povo, dicas pedagógicas para implementar em sala de aula, acesso a boletim de leitura orientada, cursos gratuitos EAD com certificação, assessoria direcionada, participação em eventos e premiações, divulgação das melhores práticas pedagógicas na gazeta do povo, programas de visita a RPC, rádios, bastidores da produção do jornal, dentre outros. Todo esse aparato, oportuniza a apropriação de conhecimento e o repasse através de metodologias específicas em sala de aula.
Outra conquista, foi levar o conhecimento a sala de aula. Por meio do projeto, a professora Vera participou do curso “Educando para boas escolhas online” que teve como principais objetivos conhecer o cenário de uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil; compreender a Internet como ambiente público no qual valem todas as leis e noções de cidadania; diferenciar o uso instrumental da Internet do uso crítico e responsável; conhecer os princípios do Marco Civil da Internet e relacioná-los com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; fundamentar ações sobre o uso seguro e consciente da Internet como tema transversal, não restrito aos profissionais da área de informática; acessar e revisar exemplos de atividades a serem realizadas com os alunos nessa abordagem sobre uso seguro e consciente da Internet.
Diante do curso então a professora levou o conhecimento a prática em sala de aula, por meio de diferentes momentos de aplicação e socialização. Primeiramente foi sistematizado um trabalho sobre Sexting e Cyberbullying em sala, e posteriormente proposto um seminário de socialização com todos os alunos do Colégio, com o uso do vasto material do curso “Educando para boas escolhas online”. A partir da socialização, houve a iniciativa de criação e entrega de panfletos para a comunidade escolar, com os cuidados em relação às temáticas exploradas em questão. E por último a organização de um vídeo explicativo sobre o curso em questão, com a participação de alunos.
Segundo a professora Vera, educar para as boas escolhas online é um trabalho coletivo. Cabe às escolas, via professores e demais envolvidos, estudar, refletir, ensinar e mostrar como proceder em relação ao uso consciente e responsável da Internet, e ainda salientar suas vantagens, cuidados e implicações judiciais.
O vídeo elaborado está disponível a toda a comunidade e visa levar esse alerta sobre o uso consciente das mídias a sociedade, atrair a atenção de educadores que ainda não abordam esses conteúdos em sala de aula, de forma a persuadir os jovens a fazer boas escolhas online.
Fonte: CE Eron Domingues. Projeto Ler e Pensar - Gazeta do Povo.