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NRE Toledo

12/09/2019

ACADÊMICOS DA UTFPR REALIZAM OFICINAS DE MATEMÁTICA NO CE JARDIM EUROPA DE TOLEDO

No dia 11 de setembro, nos três turnos, acadêmicos da UTFPR, do curso de Licenciatura em Matemática, supervisionados pelos professores coordenadores do Programa Residência Pedagógica e da disciplina de Estágio Supervisionado, aplicaram com alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Jardim Europa oficinas de Matemática.

Foram 24 acadêmicos integrantes do programa residência pedagógica e 25 estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado que aplicaram as oficinas. Os acadêmicos elaboraram durante 30 dias anteriores as oficinas para o dia 11 de setembro, de acordo com o nível de escolaridade e conteúdos programáticos que as turmas estão estudando.

O projeto já existe desde 2015, e a cada semestre vem sendo aplicado em uma instituição de ensino da Rede Estadual de Toledo. No semestre passado, os acadêmicos trabalharam oficinas no Colégio Estadual Antônio José Reis.

As oficinas contribuem tanto para a experiência dos acadêmicos, quanto para o ensino dos alunos da disciplina de matemática de forma lúdica e dinâmica. Os acadêmicos se dividem em grupos de 3 ou 4 para aplicar as oficinas nas salas de aula de acordo com a disciplina de estágio que estão cursando. Sob a orientação dos professores Émerson Tortola, Bárbara Diesel Novaes Tortola e o apoio de outros professores das disciplinas de Estágio, os acadêmicos são avaliados na apresentação das oficinas, e ao término delas obtém um feedback para melhor desempenho.

As oficinas do Ensino Fundamental foram Festival de Slime, Espelho, espelho meu, A Fantástica Fábrica de Matemática, Quanto Vale?, Carga Pesada, Caça ao Tesouro e Caminho dos Enigmas. Já no Ensino Médio as oficinas apresentadas foram Quanto Custa?, Quebrando a banca, Qual a medida do Calçado?, A Senha, Jogo das Formas, O Mistério do Xadrez e Quem sou Eu? Cada aluno pode fazer duas oficinas, uma antes e outra após o intervalo.

A aluna Amábile do curso técnico em informática, ressaltou que a aquisição de conhecimento através das oficinas são muito válidas, uma vez que no primeiro ano do curso técnico integrado eles não possuem a disciplina de Matemática, então é uma oportunidade de rever alguns conteúdos que serão retomados como teorema de Pitágoras, frações e logarítmicos.

Para a criação das oficinas, os acadêmicos esbanjam criatividade, fazendo analogias a programas de televisões, como Carga Pesada, Filmes como Quebrando a Banca, enigmas que circulam em redes sociais para instigar o interesse dos educandos. A oficina de Festival de Slime, por exemplo, aplicada pelos acadêmicos Maicon, Jéssica, Tayssa e Carlos do 5º período, consistiu em realizar atividades de modelagem com os alunos de forma que eles efetuassem uma receita padrão, para posteriormente poderem calcular o valor que custaria a produção de um quilo de slime.

Já Marlon, Marcos, Thayara e Tawine, acadêmicos do 6º e 7º períodos da UTFPR, aplicaram a oficina de Enigmas denominada Quanto Vale? com Sistemas de equações do 1º grau, onde trabalharam imagens com enigmas para encontrar valores, para introdução de equações de 1º Grau para os 7º anos, e facilitar a compreensão dos alunos.

O aluno Cauã do 7º ano matutino da oficina Quanto Vale? ressaltou que essa foi uma oficina muito divertida e que o ajudou a compreender melhor as frações por meio do estímulo a curiosidade a solução de um enigma.
Os acadêmicos do 6º e 7º período, que integram o programa Residência Pedagógica da UTFPR, Jeziel, Cleber, Adrieli e Antonio por meio da oficina Quanto Custa? aplicaram o uso da geometria do táxi para calcular a menor distância, levando em conta a distância de cada aluno participante. Então foi montado empresas com pontos para traçar cabeamentos de rede usando a menor distância.

Essas ações em conjunto com os estabelecimentos de ensino, segundo os professores e coordenadores do projeto Émerson Tortola e Bárbara Tortola, são muito relevantes para auxiliar os alunos da educação básica, de forma a estimular a aprendizagem, o desenvolvimento e aquisição de conhecimento, apoiando os professores da rede, e essenciais também à formação acadêmica dos alunos do curso de Matemática, uma vez que necessitam vivenciar a prática em sala de aula, conhecerem a realidade dos colégios, as dificuldades de ensino, de forma a estarem atentos e capacitados as necessidades de elaboração de diferentes metodologias de ensino.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo. UTFPR

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