Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Imagem de acesso ao Resultado de Verificação de Pertencimento Étnico Racial
  • NRE Cianorte - CONVOCAÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Cianorte

Avenida Brasil, 2185 - CEP 87.201-100
Cianorte - PR | Fone: 44 3619-8100 - Fax: 44 3619-8101  mapa Localização

NRE Cianorte

23/09/2019

Programa Geração Atitude promove Formação Cidadã a alunos de Cianorte e região

     Nos dias 12, 13, 17 e 18 de setembro os alunos dos colégios José Guimarães, Itacelina Bittencourt, Felisberto Nunes Gonçalves, Santos Dumont, Duque de Caxias, Senador Moraes de Barros e Princesa Isabel, pertencentes ao Núcleo Regional da Educação de Cianorte – NRE, participaram de palestras nas dependências do Fórum da Comarca de Cianorte, ligadas ao Programa Geração Atitude.

     O Programa Geração Atitude é uma parceria do Ministério Público do Paraná - MPPR e a Assembleia Legislativa do Paraná com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná e Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, e tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil.

     Foram convidadas diversas autoridades que conversaram com os alunos sobre temas ligados à cidadania e aos direitos do cidadão, entre elas: a Doutora Marília Mitie Yoshida, Juíza titular da Vara de Família, Infância e Juventude de Cianorte que conversou com os alunos a respeito da importância do Poder Judiciário; a Doutora Fernanda Luckmann Sarrat, Defensora Pública de Cianorte que ressaltou o papel da Defensoria Pública na vida do cidadão e o Delegado de Polícia da 21ª Subdivisão Policial de Cianorte, Gabriel Gomes Gordo Stecca que destacou a importância desse órgão de segurança pública.

     Com o tema: “A mudança começa em você”, a Promotora de Justiça Doutora Fabiana Pimenta Soares juntamente com a Assistente Social do Ministério Público do Paraná, Adriéli Volpato Craveiro, dialogaram com os estudantes sobre democracia, cidadania, direitos, deveres, eleições, política e voto consciente.

     Durante suas reflexões a Promotora de Justiça Fabiana destacou que “é papel de cada um de nós a mudança que queremos no país”. Enfatizou a importância da aproximação entre o Ministério Público e a escola, contribuindo assim na promoção da garantia de direitos e da dignidade do sujeito.

     Por sua vez a Assistente Social Adriéli enfatizou que é de extrema importância a discussão de temas como democracia, cidadania e luta por direitos na sociedade contemporânea. Além disso, afirmou que o MPPR é um órgão que atua diretamente na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, por isso mesmo a importância desta ação.

     A ex-aluna do Colégio Itacelina Bittencourt, Ingrid Serafim Ribeiro, vencedora da edição do Programa em 2015, falou aos estudantes sobre a importância da participação cidadã dos alunos e sobre a sua experiência como vencedora da primeira edição do Projeto, ressaltando que “foi este Programa que lhe abriu diversas oportunidades, inclusive de trabalho”.

     Solange Mezavilla Fontes, Professora de sociologia do Colégio Itacelina Bittencourt, enfatizou que “a realização da palestra (neste ano no Fórum) foi muito importante no que se refere ao trabalho desenvolvido em sala de aula, uma vez que esses conteúdos fazem parte do currículo da disciplina de Sociologia. É como reafirmar algo que já trabalhamos em sala. Para o aluno, além de ser gratificante devido ao conhecimento adquirido, ainda tem o fato de a Juíza, a Defensora, o Delegado, a Promotora e a Assistente Social terem disponibilizado um horário e dispensado uma atenção ainda maior, diferentemente dos demais anos que ocorreram o Programa Geração Atitude, onde a palestra acontecia nas dependências da própria instituição de ensino. Ao sair do ambiente escolar onde frequentam rotineiramente as aulas, despertou nos alunos a curiosidade, tornando o evento dinâmico na busca por conhecimento e informação de qualidade”.

     A Professora de Língua Portuguesa Meire Gouvêa da Escola Princesa Isabel reforçou que "Os alunos da Escola Estadual Princesa Izabel que participaram da palestra "Geração Atitude" ficaram extremamente felizes com o convite. Além de conhecerem os objetivos do projeto, puderam tabém entender algumas ações do Ministério Público e de seus pares. Foi um dia diferente, interessante e divertido."

     Além das diversas reflexões realizadas, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um “Júri Simulado”, colocando em prática as discussões estabelecidas.

     Na ocasião, estiveram também presentes, o Chefe do Núcleo Regional de Cianorte, o Professor Emerson Tolentino de Matos; o Assistente Técnico do NRE Cianorte, Reginaldo Leão Schieri; a estagiária de Serviço Social do MPPR, Larissa Heloisa Vieira; a estagiária de pós-graduação de Serviço Social do MPPR, Mariusa Oliveira Kawansishi; o Assessor de Promotoria, Andre Henrique Izidoro da Silva e a Técnica Pedagógica do NRE, Professora Eliane Moreira, responsável pelo Programa, bem como diversos professores que junto com os seus alunos estão desenvolvendo o Programa Geração Atitude nas escolas.

     O evento atingiu o êxito esperado, observado pelo nível de interesse e participação dos estudantes no decorrer das palestras. Sendo importante ressaltar, que a partir do momento que tivermos uma juventude mais consciente e informada sobre como os políticos trabalham, estaremos contribuindo para o desenvolvimento da sociedade que queremos: mais justa, digna e igualitária.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.