Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

23/09/2019

ESCOLAS DE TOLEDO ADEREM A AÇÃO SIMBÓLICA DO PROGRAMA PARANÁ MAIS VERDE

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promoveu hoje o plantio de árvores nas instituições de ensino paranaenses, a fim de conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental. 

A ação se trata de uma iniciativa do Programa Paraná Mais Verde, organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em parceria com as demais pastas do Estado e possui o objetivo de implantar viveiros municipais e hortas comunitárias, além do plantio de árvores nativas e a rearborização urbana.

Foi organizado uma logística para entrega das mudas às escolas estaduais e APAES de todo o Paraná, oriundas de viveiros do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), até o dia 20 de setembro.  As pessoas envolvidas no programa são equipes de todos os escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Instituto Emater, dos Núcleos Regionais da Educação, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, da Sanepar, da Copel e servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, além de diretores das escolas e profissionais dos municípios.

Foram distribuídas quase 500 mil mudas aos alunos do turno vespertino de 2,1 mil escolas estaduais e 400 escolas especiais. A ideia é que às 14h de hoje, em ato simbólico, 10 mudas fossem plantadas em cada instituição de ensino – ou em local definido pela direção das escolas. Em relação às demais mudas, os alunos são livres para levá-las para a casa e plantar onde desejarem.

Assim, diversos estabelecimentos de ensino aderiram ao programa. Algumas escolas até já iniciaram o plantio das mudas ao redor dos estabelecimentos. E outras deixaram para realizar o ato simbólico em conjunto com as demais escolas do Estado. Esse programa visa auxiliar o meio ambiente, por meio da rearborização que é uma exigência do Ministério Público, pois as cidades do Estado estão com cada vez menos árvores nas áreas urbanas, praças principais, dentre outros espaços que necessitam ser rearborizados.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo acompanhou o ato simbólico no Colégio Estadual Dario Vellozo como forma de apoio e incentivo aos alunos a participarem do programa, plantando mudas ao redor do estabelecimento. O Diretor Euclides ressaltou que a medida é muito importante para as gerações futuras, para a preservação do meio ambiente e para ajudar a melhorar as condições climáticas. No decorrer da gestão do Diretor já foram plantadas mais de 60 mudas de árvores. O estabelecimento recebe o apoio de todo o corpo pedagógico, administrativo e operacional desde o plantio, preparação do terreno, adubo para as plantas, a manutenção contínua, até o paisagismo no ambiente escolar.

Cada escola definiu um padrinho para a ação que poderia ser diretor, pedagogo, professor, que teve a incumbência de repassar informações do programa e apoiar os alunos no plantio. 
As mudas são divididas em formatos únicos, para atingir estudantes de todas as instituições. Nos anos posteriores, o objetivo é constituir viveiros a partir da sugestão de espécies nativas de cada região e continuar incentivando estudantes e comunidade a aderirem ao programa.


Fonte: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.