Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • Apucarana
  • atribuição de aulas e funções
  • CAS Apucarana

Núcleo Regional de Educação de Apucarana

Rua Lapa, 250 - Centro - CEP 86.800-310
Apucarana - PR | Fone: 43 3420-1600 - Fax: 43 3420-1664 mapa Localização

NRE Apucarana

02/10/2019

Colégio Godomá de Apucarana desenvolve projeto de leitura interdisciplinar


O Colégio Estadual do Campo Professora Godomá Belivacqua de Oliveira − Apucarana − realizou a Semana de Nivelamento de Língua Portuguesa entre os dias 16 e 23 de setembro. A ação pedagógica com o objetivo de desenvolver, principalmente, competências e habilidades de Língua Portuguesa foi realizada de modo interdisciplinar. O professor de Língua Portuguesa Rogério Santos selecionou o clássico da literatura universal “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne, para leitura e estudos com os alunos. Todos os professores que lecionam no colégio, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, abordaram assuntos citados no romance relacionados às suas disciplinas.
O livro cita muitos valores em libras esterlinas e também em dólares, por isso, nas aulas de Matemática, os alunos aprenderam a fazer a conversão dos valores em reais. Há um trecho na narrativa em que fanáticos religiosos tentam realizar o sacrifício da Sr.ª Auda, dopada com ópio para não reagir, e são interrompidos pelos heróis da narrativa. Em Ensino Religioso, foi realizada uma abordagem a respeito dos “brâmanes”, responsáveis pela cerimônia de sacrifício. O mesmo trecho também pôde ser trabalhado nas aulas de Química em que foi realizado um estudo da composição e efeitos do ópio, narcótico que é citado outras vezes na obra. Em Geografia, foi possível abordar a questão dos fusos horários e a rota percorrida pelos heróis durante a aventura. Em Física, a solução encontrada para um trem cruzar uma ponte que estava com sua estrutura comprometida. Em História, o estudo do contexto histórico da aventura. Em Ciências, características de fauna e flora destacados na obra. Em Arte, os alunos criaram desenhos que poderiam ilustrar a capa do livro. Em Língua Portuguesa, os alunos conheceram o gênero romance de ficção científica, realizaram atividades de leitura, interpretação textual e análise linguística.
No último dia das atividades, foi realizada uma gincana temática com as seguintes provas: produção de vídeo sobre a vida e obra do autor, dramatização de trechos do livro, desenho de mapa-múndi com giz no chão, corrida ao redor de um dos mapas produzidos pelos alunos, ilustração de capa para o livro e torta na cara com perguntas relacionadas à
obra  e à biografia do autor.
A realização do projeto mobilizou toda a comunidade escolar, até um lanche diferenciado, com “sopa de letrinhas”, foi servido aos alunos. Sem dúvida o maior objetivo foi alcançado, destacar a importância da leitura, uma vez que educadores e alunos “mergulharam” no clássico de Júlio Verne.


Fonte: Prof. Rogério Santos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.