Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • PSS EJA
  • Botão pertencimento étnico racial
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Estágio obrigatório curricular
  • divulgue sua escola

Núcleo Regional de Educação de Umuarama

Av. Maringá, 5035 - Zona III, CEP 87502-080
Umuarama - PR | Fone: Fone: 44 3621-8600 - Fax: 44 3621-8618   mapa Localização

NRE Umuarama

07/10/2019

Alunos da Escola Estadual do Campo Vila Nilza aprendem na prática os conhecimentos históricos

Os alunos do 6º no da Escola Estadual do Campo Vila Nilza estão construindo os conhecimentos históricos de forma prática. Orientados pelo professor de história Marcos Aurélio Garcia nas aulas sobre a Grécia Antiga, os alunos desenvolveram um livrinho, através de pesquisa, recorte, pintura e escrita.

A atividade prática buscou desenvolver as habilidades EF06HI09 e EF06HI10 da Base Nacional Comum Curricular – BNCC no componente de História, que consiste em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limites na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras culturas e sociedades. Aborda também a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação das pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

O professor Marcos destaca que o trabalho com pesquisa, pintura e colagens pode ajudar no desenvolvimento de competências como leitura, escrita e interpretação a partir do registro visual, bem como habilidades de observar, descrever, sintetizar, relacionar, contextualizar, entre outros, estimulando a autonomia de pensamento e a busca pelo conhecimento.

A atividade foi desenvolvida em uma sequência didática, aonde os próprios alunos foram construindo seu livrinho conforme as explicações do professor, em sala de aula e também em outros espaços da escola. Ao final da atividade, foi realizada a avaliação de todo o processo de construção e apropriação do conhecimento, a partir de critérios pré estabelecidos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.