Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Logo do aplicativo de telessaúde Bem Cuidar
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DE INSCRITOS COMO PESSOA NEGRA 2020
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • educação de jovens e adultos

Núcleo Regional de Educação de Londrina

Av. Celso Garcia Cid, 658 - Centro,  CEP 86010-490
Londrina - PR |   mapa Localização

NRE Londrina

15/10/2019

CE Maria R. Fraciosi participa de 18º Jornada Agroecologia com Exposição GRÃO VIDA – GRÃO NEGÓCIO

Criada para representar nossa escola na 18ª Jornada de Agroecologia**,  a exposição Grão Vida, Grão Negócio é um trabalho perpassado pela palavra INTERAÇÃO: nele interagem imagens,  textos e áudios; xilogravura, poesia e a voz de agricultores e agricultoras sem terra. Para criar imagens e textos houve INTERAÇÃO de conhecimentos: história, agroecologia,  arte, literatura, referenciando e dando asas à imaginação.

Para criar o áudio, trabalho de INTERAÇÂO humana,  entrevistando os acampados, buscando suas experiências para somar no trabalho final de denúncia do modelo do agronegócio no campo brasileiro. E, claro, INTERAÇÃO entre sujeitos do conhecimento: educadores, educandos, comunidade.

Exposto na Jornada ,  o trabalho desencadeou outra INTERAÇÃO: entre a equipe de educandos, responsáveis pela monitoria, e o público visitante: moradores, simpatizantes da proposta, equipes das demais escolas do MST também presentes na Jornada, educandos e educadores das escolas públicas estaduais, educadores e educandos da Universidade Federal do Paraná, onde se realizava o evento, entre outros.

Voltaram acrescidos da experiência, inspirados por ela e querendo dividí-la: desta vez a INTERAÇÃO foi no Feirão da Resistência, evento mensal que acontece no espaço do MARL – Movimento dos artistas de Rua de Londrina, com apresentações culturais, oficinas e venda de produtos da Reforma Agrária.

E no dia 02/10 a INTERAÇÃO foi no Colégio, com a organização do Dia da Agroecologia, evento aberto aos educadores e educandos das duas escolas -estadual e municipal-  e também à comunidade do assentamento. Além da exposição, com monitoria dos educandos, tivemos uma banca de produtos da Agroecologia, onde uma moradora expôs alimentos de vários produtores locais, socializando com os visitantes a experiência do cultivo sustentável, sem venenos, sem agredir a terra. 

E, de 14 a 18-10 a exposição estará no Núcleo de Educação de Londrina e outras INTERAÇÕES  virão, expressando o eterno  movimento do saber e suas construções!

**A Jornada de Agroecologia é um evento que acontece anualmente desde 2002  e divulga experiências da reforma agrária com a agricultura familiar e orgânica, entre outras atividades. Parte tradicional da Jornada é o Tunel do Tempo, espaço onde os estudantes das escolas do campo são protagonistas na experiência de construir e socializar saberes, mostrando trabalhos que discutem a relação do ser humano com a terra ao longo da história, através de diversas linguagens. A 18ª Jornada de Agroecologia foi realizada em Curitiba, de 31/08 a 01/09/2019.

Realização: Educandos dos 9ºs anos e  Ensino Médio

Coordenação das oficinas de gravura e poemas:  Maria Fiorato

Coordenação das oficinas de áudio: Luiz Scarcela
Edição de áudio: Luiz Scarcela, Marcio Azevedo e Maurício Ferreira

C.E. Maria Aparecida Rosignol Franciosi


Fonte: Maria Fiorato

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.