Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • Pertencimento etnicorracial
  • atribuição de aulas e funções
  • rede escola
  • grêmio estudantil
  • jogos escolares

Núcleo Regional de Educação de Pato Branco

Avenida Brasil, 1171 - Centro - CEP 85.501-027
Pato Branco - PR | Fone: 46 3220-5300 - Fax: 46 3224-2770  mapa Localização

NRE Pato Branco

16/10/2019

OFICINA DE LITERATURA “O PEQUENO PRÍNCIPE” ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO NOSSA SENHORA DO CARMO PROFESSORA: TAÍZE GIACOMINI

 A Oficina de Literatura “O pequeno príncipe” está vinculada a um projeto maior de incentivo à leitura, desenvolvido na Escola Estadual do Campo Nossa Senhora do Carmo, no ano de 2019. Desde o primeiro encontro de formação pedagógica, professores levantaram a necessidade de ampliação de práticas de leitura, devido a defasagens de aprendizagem percebidas nos estudantes; e, também, como forma de estimular o gosto pela leitura.

            Diante desse cenário, algumas ações passaram a acontecer na Escola, como o “Projeto de Leitura”, momento semanal de 20 minutos, no qual professores e estudantes param suas atividades regulares para ler. Cada um fica à vontade para decidir a leitura que deseja fazer, podendo trazer o material de casa ou buscar na biblioteca escolar.

            Com essa experiência, percebeu-se que, nas casas dos estudantes e na biblioteca escolar, os materiais de cunho literário eram poucos; e, conforme os estudantes, grande parte dos existentes, desinteressantes para suas faixas etárias. Assim sendo, a professora de Língua Portuguesa, Taíze Giacomini, juntamente com a comunidade escolar, começou a pensar em formas de arrecadar livros mais atrativos para disponibilizar na biblioteca escolar.

Algumas pessoas contribuíram com a doação de dinheiro e o Rotary Clube Pato Branco com a doação de livros. Com o dinheiro, foram comprados 4 exemplares de “Extraordinário” (R. J. Palacio) e 10 exemplares de “O pequeno príncipe” (Antoine de Saint-Exupéry). Os livros doados pelo Rotary estão dispostos na Figura 1. Ademais, a professora Taíze Giacomini disponibilizou livros do seu acervo pessoal para emprestar aos estudantes durante o ano letivo. Esses livros foram armazenados em uma caixa, na biblioteca escolar, e os estudantes podem levá-los para leitura em casa ou na sala de aula, em momentos apropriados.

Nesse contexto, a Oficina de Literatura “O pequeno príncipe” foi viabilizada e realizada nas turmas de 6º, 7º e 8º anos, durante os meses de agosto e setembro. Os principais objetivos da atividade consistiram em: conhecer o clássico da literatura universal “O pequeno príncipe”; desenvolver práticas de leitura, oralidade e escrita por meio desse material literário; analisar o processo de transposição da obra escrita para a obra fílmica.

Em relação à metodologia, o trabalho assim se desenvolveu:

1) Leitura coletiva da obra, com acompanhamento de audiobook (disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=dyq4cld3z1u&t=4s>).

2) Dinâmica com bombons e frases significativas da obra, instigando o diálogo sobre: personagens, enredo, estrutura, efeitos de sentido causados pelo uso da linguagem conotativa, percepções dos estudantes, etc.

3) Apresentação de informações sobre: o autor, edições anteriores da obra, números de exemplares vendidos no mundo e no Brasil, curiosidades gerais, lições transmitidas, etc.

4) Apresentação da última adaptação fílmica de “O pequeno príncipe” (trailer disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=7WoO-luLshk&t=2s>.

5) Cine Debate sobre: Literatura e Cinema, ganhos e perdas no processo de adaptação fílmica, modificações no enredo, etc.

            Por fim, como forma de avaliação, foram realizadas duas atividades. Uma avaliação escrita, com questões discursivas de leitura e interpretação do livro e do filme. E uma avaliação prática, na qual os estudantes produziram obras de arte, ou seja, releituras daquilo que mais se identificaram com “O pequeno príncipe”. Essas obras de arte foram expostas no hall da Escola, juntamente com um painel e com os livros lidos (ver Figura 3).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.