Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

30/10/2019

ALUNOS DO CE LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO CONQUISTAM 1º LUGAR NA FECI-TOO

Os alunos do 9º ano do Colégio Morais Rego participaram da 3º Feira de Ciências da UNIOESTE – FECI-TOO, na sexta-feira dia 25/10/2019, com o Tema: Tabela Periódica Tridimensional com destaque sobre a importância da fusão nuclear no sol para a humanidade, sendo premiados em 1º Lugar da Categoria 1 (ensino fundamental). Os aluno(as) Emanuelly Aparecida Teixeira, Livian Maria Alves Da Silva, Lucas Wilford Fernades Santana, representaram de forma brilhante seus colegas do Colégio, explicando a tabela e relacionando a importância dos elementos químicos para os seres humanos. Foram orientados Pela professora Eliana Márcia de Souza nas aulas de Ciências e pela prof. Silvana Barreiro Marques nas aulas de arte na confecção dos dados.

A premiação para os alunos, além do troféu e dos Certificados receberão uma bolsa de estudos no valor total de R$ 3.600,00, divididos em 12 parcelas de R$ 100,00 para cada estudante. As bolsas de estudos serão financiadas pelo CNPq, ficando condicionado o seu pagamento a este órgão.

A elaboração da tabela periódica Tridimensional teve como objetivo compreender a tabela periódica, bem como associar os elementos químicos e suas propriedades periódicas ao cotidiano por eles vivenciado. Estudando a tabela periódica é possível saber mais sobre os elementos químicos: suas ligações químicas e suas características próprias. A tabela Periódica construída nesta pesquisa assume um aspecto mais demonstrativo do que interativo, com destaque nas funções dos elementos químicos.

A pesquisa foi realizada a partir de um trabalho interdisciplinar solicitado pelas disciplinas de Ciências e Artes aos alunos do ensino fundamental. A partir da problemática em entender a importância do conhecimento dos elementos químicos em nosso cotidiano a pesquisa foi implementada em quatro turmas do ensino fundamental, 9º A,B,C e D. A atividade instituiu-se no uso de uma Sequência Didática (SD) como estratégia de abordagem de conteúdos científicos de maneira a convergi-los com o cotidiano dos alunos e promover um espaço de desenvolvimento do conhecimento de forma integrada. A primeira etapa desta atividade foi através de uma divisão de elementos químicos para cada aluno das séries citadas. Os alunos realizaram uma pesquisa detalhada sobre seu elemento químico, bem como a sua utilidade para a humanidade. Na segunda etapa foi realizada a planificação dos cubos para cada elemento químico, dividido em cores identificando suas classificações: metais, não-metais, gases nobres, série dos lantanídeos e dos actinídeos.

Após fizeram a montagem do cubo em 3D. A terceira etapa foi a apresentação dos elementos químicos durante as aulas de Ciências, em que cada aluno fez uma explanação sobre as características dos mesmos, posição na tabela, classificação.
A quarta etapa foi a construção conjunta da Tabela Periódica 3D, pelos quatro nonos.

Dados sobre a feira.

FECI-TOO é uma Feira de Ciências de âmbito municipal, que busca promover a cultura científica e a popularização da ciência, de modo a despertar o espírito científico nos jovens estudantes. Estudantes da rede pública e particular de ensino do município de Toledo, regularmente matriculados.

Categoria 1 à estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e EJA;
Categoria 2 à estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante Integrado (se o curso for de 4 anos, também poderão participar os estudantes do 3° ano) e EJA;
Categoria 3 à estudantes do Técnico Profissionalizante Subsequente.
Categoria 4 à estudantes do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental.

Equipes
Categoria 1: No máximo 03 (três) estudantes por grupo e 03 (três) professores orientadores.
Categorias 2 e 3: No máximo 02 (dois) estudantes por grupo e 02 (dois) professores orientadores.
Categoria 4: No máximo 03 (três) estudantes por grupo e 02 (dois) professores orientadores.


Fonte: CE LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.