Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • Pertencimento etnicorracial
  • atribuição de aulas e funções
  • rede escola
  • grêmio estudantil
  • jogos escolares

Núcleo Regional de Educação de Pato Branco

Avenida Brasil, 1171 - Centro - CEP 85.501-027
Pato Branco - PR | Fone: 46 3220-5300 - Fax: 46 3224-2770  mapa Localização

NRE Pato Branco

20/11/2019

MACABRO - I FESTIVAL DE TERROR DO COLÉGIO JOÃO XXIII

Aconteceu no dia 31 de outubro de 2019, no Colégio Estadual João XXIII – EFMP, município de Clevelândia, o MACABRO - 1º FESTIVAL DE TERROR DO COLÉGIO JOÃO XXIII - sob a coordenação da professora de Inglês Cristiana Dlugosz e Equipe Pedagógica, com apoio de todo o quadro de professores desta Instituição de Ensino.

O Festival caracteriza-se como um evento artístico-cultural vinculado à disciplina de Inglês que abordou as temáticas referentes ao Halloween por meio da arte e de forma intertextual, uma vez que a cultura vinculada a esta festividade nos países de língua inglesa dialogam com as Lendas Urbanas e Histórias Fantásticas próprias do folclore brasileiro e mundial.

O evento contou com dezenove peças teatrais, produzidas integralmente pelos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os mesmo realizaram pesquisa de Lendas Urbanas e Histórias Fantásticas e adaptaram as obras para o teatro. Durante este processo de criação, cada grupo teatral contou com a orientação de um professor-coordenador que acompanhou o desenvolvimento do trabalho para assegurar que o conteúdo temático de cada produção artística fosse abordado pelo viés da arte e da cultura, sem enfoque religioso ou místico. Essa perspectiva de produção traz a conotação de arte pura que se materializou no momento que os alunos se sentaram na frente do seu elemento artístico, dando vida a uma obra. Criando pelo fato puro e simples, sem o objetivo de produzir, publicar ou vender.

O MACABRO contou com a presença da comunidade escolar, convidados e autoridades locais e trouxe premiações para as peças teatrais e melhores artistas. Nessa classificação os premiados foram:
Primeiro lugar: peça teatral “O exorcismo” – 1º C (turno vespertino);
Segundo lugar: peça teatral “It, a coisa” – 8º B (turno matutino);
Melhor atriz: Laryssa Tamylle Cechetto Farias - 8º B (turno matutino);
Melhor Ator: Waldomar Felippe Telles do Santos - 6º C (turno vespertino).

A avaliação feita desta 1º edição pela equipe organizadora e professores do C.E. João XXIII é positiva, pois superou as expectativas tanto em relação à quantidade quanto qualidade das apresentações. Os professores se surpreenderam com o talento de alguns alunos, seja na criação do roteiro, na direção da peça ou na interpretação. Constatou-se que muitos alunos tímidos em sala de aula, se expressaram com maestria quando a linguagem era a arte. Além de que, o envolvimento e seriedade com que trataram suas produções artísticas colaborou para que nossos alunos construíssem e/ou reforçassem sua identidade com a escola. Por fim, tantos os alunos quanto os pais já estão ansiosos pelo próximo MACABRO.

“O Festival foi um marco importantíssimo para a cultura dessa Comunidade Escolar, que vibrou juntamente com a arte que se expressou nesta noite. Fomos brindados com um desfile de atores, atrizes, escritores e diretores que no dia a dia ficam reclusos em suas salas de aula, e nessa noite dialogaram e ampliaram experiências. Sentimo-nos acarinhados, emocionados e ‘assustados’ com cada encenação que presenciávamos. Foi emocionante observar nos olhares dos artistas o sorriso de satisfação e realização. Parabéns pela iniciativa cultural”.  Depoimento - Profª Tânia Do Rocio F. Camargo

“O evento MACABRO foi de suma importância para alunos, professores e familiares dessa Instituição de Ensino, por proporcionar momentos inesquecíveis de criatividade, memorização, opinião, coordenação e crescimento cultural. A Instituição que insere o teatro em seu contexto escolar faz com que seus alunos construam uma identidade cultural que vai além da sala de aula despertando uma aprendizagem prazerosa e construindo o desejo de aprender mais a cada dia”.  Depoimento - Profª Fabricia Do Rocio P. Pacheco Gustmann


Fonte: Colégio Estadual João XXIII

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.