Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • atribuição de aulas e funções
  • consulta certificado
  • portal do servidor
  • consulta escolas

Núcleo Regional de Educação de Loanda

Avenida Desembargador Munhoz de Melo, 1237 - Centro - CEP 87.900-000
Loanda - PR | Fone: 44 3425-8100 - Fax: 44 3425-8135   mapa Localização

NRE Loanda

06/03/2020

Alunos da Educação Profissional desenvolvem projeto de combate à Dengue em Escola Estadual de Querência do Norte.

Estudantes do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Humberto de Campos, em Querência do Norte, procuraram a Direção da Escola há alguns dias para propor um projeto para auxiliar no combate à dengue no município em parceria com o poder público municipal. A cidade apresenta muitos casos da doença já confirmados e outros suspeitos, e os alunos decidiram propor ações de cunho pedagógico e trabalhos de campo para que em conjunto com a secretaria municipal de saúde e de endemias possam realizar ações de prevenção e combate à dengue.
A primeira ação do projeto já aconteceu com os alunos do Colégio. No último dia 04/03 uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o corpo docente preparam uma aula detalhando todos os aspectos referentes à doença, bem como ações de prevenção. A aula foi ministrada pelo professor de Ciências e Biologia do Colégio, Tiago Rafael Davies, ele fez um fechamento das discussões sobre o tema orientando os alunos quanto o protagonismo que eles podem desenvolver na sociedade. Segundo o professor Tiago “a proposta de trabalho exposta pelos alunos é uma recompensa para o professor, do trabalho feito em sala de aula, do esforço de cada um dos professores e professoras, é sinal de que estamos no caminho certo, é uma mostra da formação do cidadão atuante em sua sociedade que está sendo concretizada dentro da sala de aula” finaliza.
Diante do quadro de epidemia de dengue crescendo em todo o Estado, foi apresentado orientações e esclarecimentos gerais. Os Professores estão trabalhando de forma interdisciplinar temáticas relacionadas ao combate da Dengue, fator este que torna-se de alta relevância a execução deste projeto que foi adaptado pela professora Betânia Rios de Souza e que será desenvolvido pelo Colégio Estadual Humberto de Campos, permanentemente, de forma conjunta com as Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente do Município de Querência do Norte, visando conscientizar toda a comunidade sobre a prevenção na proliferação e infestação do mosquito Aedes Aegypti. Diante do quadro de epidemia de dengue crescendo em todo o Estado, foram prestados esclarecimentos aos alunos. Uma intervenção pedagógica interdisciplinar, somada ao trabalho da equipe pedagógica do colégio que vem orientando os professores quanto as práticas de sala de aula, relacionadas às temáticas de combate da Dengue estão sendo discutidas.
A ação realizada no pátio do Colégio contou com a presença da prefeita municipal, Senhora Rozinei Aparecida Ragiotto de Oliveira, que foi convidada pelos alunos para apresentar quais as ações o município vem desenvolvendo no combate à Dengue. Para a Prefeita “este trabalho em parceria com as Escolas é de extrema importância para a cidade, pois ajuda o poder público a realizar ações que sozinhos, são difíceis de serem realizadas”. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou panfletos orientadores que foram distribuídos pelos alunos, com o objetivo de mobilizar as famílias e toda a população para realizar a limpeza nos quintais e outros possíveis focos de criadouros do mosquito. Uma equipe da Secretaria de saúde foi deslocada até o Colégio, os senhores Heberly Davies, José Augusto, Cristiano Junqueira, José Augustinho e Nilce Davies. Segundo o Diretor do Colégio Professor Gilsimar de Lima, “para vencer esta batalha é preciso unir esforços e trabalhar em conjunto, família, escola, comunidade e poder público local”. O conjunto das ações deixa claro que a escola pública paranaense, agindo como instituição que cumpre sua função de agente transformadora, pode contribuir diretamente na prevenção e no combate à dengue junto à comunidade. Por mais simples que seja a tarefa de prevenção é necessário a dedicação de todos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.