Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais Professor Formador
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Convocação PN
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba

Rua Luiz Adolfo Taques, 133 - Centro - CEP 84.261-730
Telêmaco Borba - PR | Fone: 42 3271-3700 - Fax: 42 3271-3719  mapa Localização

NRE Telêmaco Borba

08/06/2020

Secretaria lança edital com 500 bolsas para “Professor Formador”

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) lançou nesta quinta-feira (4) o edital para selecionar “Professor Formador” nas áreas de Biologia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Serão 500 selecionados que receberão bolsas de R$600,00, além de um certificado de 60 horas como docente. As inscrições começam nesta sexta-feira (5).

O Professor Formador será responsável por um grupo de estudos e formação com até outros 20 professores da sua região para discutir o currículo das suas disciplinas de uma visão mais moderna e tecnológica.

Podem participar professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) ou do Processo Seletivo Simplificado (PSS) das disciplinas de Biologia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Todo o processo, desde a inscrição até a finalização da formação será feito online. O prazo de inscrição para os professores interessados em se tornar um “Professor Formador” começa nesta sexta-feira, 5 de junho, e vai até o dia 12 de junho. Os inscritos farão também uma avaliação online no dia 19 de junho.

Os grupos de estudos e de formação acontecerão de julho a dezembro, sempre online e se utilizando das ferramentas tecnológicas da Google, como o Classroom e o Meet. O Professor Formador também precisa ter disponível a carga horária de 02 (duas) horas diárias para esta atividade, no período de duração do curso.

MUITO ALÉM DA TEORIA - Segundo Renato Feder, secretário da Educação, usar os talentos da própria rede para formar os professores é uma das alternativas que têm apresentado os melhores resultados no compartilhamento de conhecimento no Paraná:

“Ninguém melhor do que os próprios professores da rede para saber da nossa realidade. Com eles a formação vai muito além da teoria, pois sabem exatamente o perfil das nossas escolas, dos nossos professores e dos nossos estudantes e podem aplicar os conhecimentos teóricos de forma mais positiva na prática”, destacou o secretário.

REQUISITOS – Além de ser professor da rede e ter a carga horária disponível, os interessados em ser Professor Formador devem também:

•    Conhecer a Base Nacional Comum Curricular e os documentos orientadores da rede de ensino do estado do Paraná (Currículo da Rede Estadual Paranaense e Diretrizes Curriculares Orientadoras para Educação Básica);
•    Conhecer recursos Google associados a conta @escola;
•    Ter conhecimento e habilidade quanto ao uso de dispositivos móveis digitais (smartphones e tablets), aplicativos e demais ferramentas educacionais digitais, tais como plataformas de comunicação e colaboração, e captação audiovisual usando smartphone;

MODERNIZAÇÃO – O grupo receberá uma formação para discutir o currículo da sua disciplina baseado em três pilares: plano de aula, utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias ativas. A ideia é, usando a tecnologia, modernizar as práticas de sala de aula:

“A iniciativa é que ao final do grupo de formação cada professor esteja preparado para aplicar estas novas ferramentas que serão apresentadas e as metodologias ativas para potencializar o aprendizado dos nossos estudantes da rede estadual”, resume Roni Miranda Vieira, diretor de Educação.

Disponível em:  http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Secretaria-lancaedital-com-500-bolsas-para-Professor-Formador

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser feitas no seguinte link: https://forms.gle/79dVjGsZPJwdsWXs5

EDITAL - Para ler o edital completo clique aqui.


ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA - clique aqui


ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO DO VÍDEO - clique aqui


RESOLUÇÃO 1955/2020 – GS/SEED - clique aqui


CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DE SELEÇÃO
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.