Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Logo do aplicativo de telessaúde Bem Cuidar
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DE INSCRITOS COMO PESSOA NEGRA 2020
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • educação de jovens e adultos

Núcleo Regional de Educação de Londrina

Av. Celso Garcia Cid, 658 - Centro,  CEP 86010-490
Londrina - PR |   mapa Localização

NRE Londrina

19/02/2021

FORMADORES EM AÇÃO - ORIENTAÇÕES E LINKS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE DOMINGO

No Domingo ocorrerá a primeira prova de credenciamento dos professores formadores do Grupo de Estudos Formadores em Ação. Os tutores de formação do NRE estarão disponíveis no decorrer da realização da prova para eventuais dúvidas, por meio de telefone celular e whatsapp disponibilizados abaixo. Segue abaixo as informações da prova e as orientações para a produção do vídeo.


Orientação para a realização da prova teórica


1. A prova será realizada no dia 21 de fevereiro de 2021, com início às 9 horas e 30 minutos e término às 12 horas (horário de Brasília). Às 12 horas o formulário será fechado e o(a) candidato(a) não terá mais acesso a ele.


2. A prova será disponibilizada, na data e horário informados no item 1 desta orientação, por meio de formulários específicos para cada disciplina:

👉 Para acessar o formulário, é necessário estar logado com o email @escola.


📌 ATENÇÃO: SE VOCÊ DEIXAR A PÁGINA ABERTA ANTES DO HORÁRIO PREVISTO, ATUALIZE A PÁGINA UTILIZANDO F5 PARA ACESSAR NOVAMENTE


a. Prova de Arte: https://forms.gle/D3Qwdv1Hb2yPHpq89

b. Prova de Biologia: https://forms.gle/5jz5mmMroS4As68C6

c. Prova de Ciências: https://forms.gle/XsVDufXpLybP15gP8

d. Prova de Educação Física: https://forms.gle/g7SLc9ucNdi3EhYA8

e. Prova de Física: https://forms.gle/NEKwVrsjSHf15Mb8A

f. Prova de Filosofia: https://forms.gle/8ngptRX48cNrXG9B7

g. Prova de Geografia: https://forms.gle/BoA6UJYGSRNcf4xp8

h. Prova de História: https://forms.gle/he8BiHnr9PJA8B9E8

i. Prova de Língua Portuguesa: https://forms.gle/HJdhHQdCXUeN9kMs5

j. Prova de Língua Inglesa: https://forms.gle/kot8XuWrTR2183u27

k. Prova de Matemática: https://forms.gle/3Xc7Dmd3mNFzHyjv5

l. Prova de Pedagogia: https://forms.gle/f1LNZH99m2GX8RhB7

m. Prova de Química: https://forms.gle/pACVHBxQmgkwvBpP6

n. Prova de Sociologia: https://forms.gle/BsPKbSHgCB38hRWn6


3. O link do vídeo deverá ser postado no campo específico do formulário da prova.


4. A prova de seleção será composta por quatro questões teóricas discursivas ou dissertativas, abordando conhecimentos específicos sobre o currículo e disciplina de inscrição.


5. O valor total desta prova é de 60 pontos, divididos em quatro questões de 15 pontos cada. As questões possuem critérios específicos que deverão ser atendidos: Pontuação final da prova teórica = questão 1 (15 pontos) + questão 2 (15 pontos) + questão 3 (15 pontos) + questão 4 (15 pontos) = 60 pontos.


6. A prova discursiva será aplicada na modalidade EaD (Educação à Distância), apresenta caráter eliminatório e classificatório, com escala avaliativa de 0 a 60 pontos. Será composta por conteúdos relacionados à disciplina de conhecimentos específicos, selecionada pelo candidato, no ato da inscrição.


7. As respostas para cada questão precisam obedecer às normas de coerência e coesão do texto estabelecidas pela Língua Portuguesa. Portanto, objetividade, informação necessária sobre o solicitado no enunciado, clareza de linguagem e precisão na escrita são elementos essenciais para a construção da resposta. Não serão aceitos “jargões” e termos como “gírias”, exceto em casos que exemplifiquem situações do cotidiano e sejam pertinentes ao solicitado no enunciado da questão.


8. A nota final será obtida pela soma da pontuação em todos os critérios, sendo no máximo de 60 pontos para a prova escrita.


B- Expectativas gerais em relação às respostas do candidato:

1.Coesão, coerência e relação lógica das ideias. Linguagem clara, objetiva.

2.Fundamentação teórica. Será considerado se o candidato indica conhecimento sobre o currículo da disciplina de inscrição e perspectivas teóricas subjacentes à Educação.

3.Seletividade de informações e sequência lógica do pensamento. Desenvolvimento de uma linha de pensamento teórico que vá ao encontro do que o enunciado da questão solicita.

4.Uso dos excertos da questão. Será levando em consideração se o candidato apropria-se dos excertos integrantes da prova, com citações diretas ou indiretas, mostrando sua percepção das inter-relações entre eles, explorando de maneira clara o posicionamento a respeito do proposto na questão.

5.Atender aos direitos autorais. Caso o corretor identifique plágio na resposta o candidato será desclassificado.


Orientação para a produção do vídeo de credenciamento de Professor Formador para o Grupo de Estudo Formadores em Ação


Caro(a) professor(a), antes de iniciar sua gravação devemos alinhar alguns pontos: Orientação pedagógica Destacamos que o contexto de formação do Grupo de Estudo Formadores em Ação, tem como objetivo “Ressignificar as práticas pedagógicas curriculares, por meio do uso de diferentes recursos tecnológicos, bem como levar os cursistas à reflexão e à prática de metodologias ativas”. Também significa dizer, que partimos do princípio de que planejar é uma ação imprescindível na rotina docente, pois esse organiza o trabalho do professor e direciona o processo de ensino-aprendizagem, considerando o que será ensinado, por quais motivos será e para quem ensinamos.


No vídeo, você deve discorrer sobre os itens abaixo:

1. A importância da elaboração do plano de aula na condução da prática pedagógica, buscando alcançar os objetivos propostos e, assim, a aprendizagem.

2. Estratégias para incentivar os(as) professores(as) cursistas a compartilhar saberes e a aceitar as contribuições dos demais colegas do Grupo de Estudo.

3. Estratégias que você usará para estimular e/ou resgatar um(a) professor(a) cursista, caso ele(a) não esteja realizando as atividades e/ou não esteja participando colaborativamente do grupo de acordo com o proposto.

4. Metodologias ativas associadas a sua prática pedagógica, e as perspectivas da utilização dessas, na sua turma para esse Grupo de Estudos.

5. Os recursos tecnológicos que fazem parte do seu cotidiano na prática pedagógica.


Orientação técnica


Quanto à produção do seu vídeo, atente para os seguintes itens:

1.       Tempo: seu vídeo deverá ter no mínimo 2 minutos e no máximo 3 minutos. Não ultrapasse esses limites.

2.        Planeje seu vídeo: escreva um roteiro que contemple os itens abordados na orientação pedagógica e seja factível no tempo estimado.

3.       Local de gravação: para gravar seu vídeo, procure um local que ofereça conforto visual ao espectador, bem iluminado, sem vento para evitar interferência na captação do som.

4.       Enquadramento: utilize o Plano Médio (PM) - mostra meio objeto, ou seja, a pessoa da cintura para cima, procure estar em um lugar sem muita decoração (evitando assim distrações e ou interferências visuais).

5.       Compartilhamento do vídeo: o vídeo deverá ser compartilhado via link do YouTube, Drive ou outra plataforma de compartilhamento, desde que permita a visualização pela equipe avaliadora. Para enviar o vídeo para o YouTube, você poderá se orientar pelo tutorial disponível aqui.

6.        Caso você não tenha um canal do YouTube e precise criá-lo, poderá consultar o tutorial disponível aqui.

7.       Entrega do vídeo: no dia da realização da prova, 21/02/2021 . o link do vídeo deverá ser postado em local específico dentro do formulário.


Telefones de contato caso haja dúvidas ou dificuldades na realização da prova.

  • Daniel Vitor – 43 9 8407-1559
  • Patricia Soller – 43 9 9146-2515

Documentos:
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.