Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2018
  • atribuição de aulas e funções
  • envie a notícia da sua escola

Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho

Alameda Padre Magno, 354 - Centro - CEP 86.400-000
Jacarezinho - PR | Fone: 43 3511-4200 - Fax: 43 3511-4270  mapa Localização

NRE Jacarezinho

22/04/2021

Diretores e Monitores do NRE de Jacarezinho se apresentam nas instituições de ensino Cívico Militares

No último dia 20 de abril, ocorreu a apresentação dos Diretores e Monitores Militares vão compor as equipes dos Colégio Cívico Militares das Instituições de Ensino do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho.
Esse primeiro momento acontece após o processo de seleção de policiais militares da reserva, realizado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED) onde, os selecionados fizeram sua apresentação no Colégio Estadual Cívico Militar Generoso Marques - Cambará, Escola Estadual Cívico Militar Hercilia de Paula e Silva - Carlópolis, Colégio Estadual Cívico Militar José Pavan - Jacarezinho, Escola Estadual Cívico Militar João da Rocha Chueiri - Ribeirão Claro, Colégio Estadual Cívico Militar Edith S. Prado de Oliveira - Santo Antonio da Platina.
Para iniciar os trabalho o Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho realizou uma reunião de boas vindas entre a equipe do NRE de Jacarezinho agregando os Diretores Gerais, Diretores Auxiliares, os recém chegados Diretores e Monitores Militares.
A professora Ana Maria Molini, chefe do NRE de Jacarezinho lembrou que a chegada do militares é primordial para consolidação das atividades e a função do Colégio Cívico Militar para as comunidades onde estão inseridos.
Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. Os objetivos detalhados passam pela garantia do cumprimento das diretrizes e metas do Plano Estadual de Educação, como atuação contra a violência, promoção da cultura da paz, novas possibilidades de integração da comunidade escolar, e garantia da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
O programa também tem como foco auxiliar no enfrentamento das causas de repetência e abandono escolar.
Na área de abrangência do Núcleo Regional de Jacarezinho outras duas instituições seguem o modelo cívico militar, sendo o Colégio Estadual Cívico Militar Moralina Eleutério - Santo Antonio da Platina e a Escola Estadual Cívico Militar Ruth Martinez Correa - Ribeirão do Pinhal e que serão atendidas no próximo edital de seleção a ser lançado novamente em parceria com a SESP e a SEED.
A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas e toda a parte pedagógica continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os monitores militares serão responsáveis pela parte disciplinar e atividades cívico-militares. Já o diretor cívico-militar podem atuar nas áreas de infraestrutura, patrimônio, finanças e segurança.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.