Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Verificação de Pertencimento Étnico-Racial
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • PDE
  • solicitação de visitas

Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão

Rua Brasil, 1959 - Centro - CEP 87.302-230
Campo Mourão - PR | Fone: 44 3518-2750  mapa Localização

NRE Campo Mourão

24/11/2021

CHAMADA ESCOLAR PARA MATRICULAS, REMATRICULAS E CADASTRO DE ESPERA DE VAGA ESCOLAR PARA ANO LETIVO 2022

Tendo em vista a garantia da oferta e do acesso de todos à vaga escolar, na Rede Pública Estadual do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED, os Núcleos Regionais de Educação, os diretores e secretários de instituições de ensino estaduais, em trabalho conjunto e integrado, estão promovendo as Matrículas, Rematrículas e Cadastro de Espera de Vaga Escolar- CEVE- da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022. Nesta etapa ocorrem:

          Matrículas- alunos que estão ingressando no 6º Ano ou matrícula nova na escola;

          Rematrículas- alunos já matriculados na instituição de ensino (mesma escola na qual estava matriculado em 2021);

          Cadastro de Espera de Vaga Escolar- alunos da rede particular que pretendem ingressar na rede estadual.

O período para todas as escolas é: 25 de novembro até dia 17 de dezembro, de forma online. Acessando o sistema, o responsável legal pelo aluno, irá visualizar no sistema para qual escola o aluno foi direcionado. O responsável deverá acessar o site:

www.areadoaluno.seed.pr.gov.br

Ou digitar em qualquer site de busca: “Área do Aluno” que o sistema direciona para o site.

Para acessar, o responsável legal ou aluno maior de idade, informará o número do CPF e o seu número de celular, cadastrado e atualizado na escola em 2021. Na sequência, solicita o envio do código de segurança. Ele receberá uma mensagem de texto SMS do número 25523 (não são encaminhadas mensagens no whatsapp) e assim, acessa o sistema. Se o aluno for maior, ele pode fazer o processo, desde que no cadastro da escola, esteja informado como responsável legal.

 

Rede particular

Se o aluno estiver matriculado na rede particular em 2021, precisa ter um cadastro no Sistema Escola Web/ SERE para conseguir efetuar O Cadastro de Espera de Vaga Escolar. Esse cadastro tem um número denominado Código Geral de Matrícula- CGM. Para saber se o estudante já possui esse código, ele deve acessar a “Área do Aluno”, e clicar em “Para descobrir seu número de CGM, clique aqui”.

 

Para o processo de Matrícula Online

Ao acessar o sistema, o responsável ou aluno maior de idade, selecionará o aluno o qual pretende fazer a matrícula. O sistema irá abrir uma tela para confirmar os dados cadastrais. Se houver algum dado incorreto poderá proceder com a correção ou confirmar os dados disponíveis na tela.

Já no ato da matrícula, pode optar por confirmar na escola indicada pela plataforma ou informar até três escolas de preferência. O sistema está programado para incluir automaticamente a primeira opção, sendo necessário clicar no símbolo “+” para preencher a 2ª e 3ª opção. Lembrando que, na escolha de escola por preferência, o aluno não terá direito ao transporte escolar. Se não houver vaga nas instituições de preferência, o aluno será direcionado para onde houver vaga disponível.

A novidade deste ano, é que para a matricula ser validada, o responsável legal pelo estudante ou aluno maior de idade que for efetivar o processo deve anexar os documentos (formato PDF ou JPG), que deve ter até 500 kb. Devem ser anexados os documentos abaixo na Área do Aluno:

          Certidão de Nascimento, RG e CPF;

          Comprovante de endereço (dois últimos meses);

          Comprovante de identificação oficial do responsável legal (preferencialmente que contenha o número do RG e CPF no mesmo documento);

          Declaração de Vacinação (emitida pelo posto de saúde válida para 2022).

Posteriormente, a escola solicitará outros documentos a serem entregues.

Vale lembrar que o processo online compreende o período de 25 de novembro a 17 de dezembro. Após esta data, as matrículas, rematrículas e Cadastro de Espera de Vaga Escolar (alunos fora da rede estadual), serão realizadas diretamente na escola a partir do dia 07 de janeiro de 2022.

Em caso de dificuldades no acesso, o responsável deve ir até a escola na qual o aluno está matriculado neste ano (2021), para verificação e correção (caso necessário) do cadastro. Se a dificuldade for na efetivação da matrícula, procurar a escola estadual mais próxima.

Os alunos da rede particular, instituições que não utilizam o SERE (Sistema Estadual de Registro Escola), o responsável legal ou aluno maior de idade, deverá comparecer na instituição estadual de interesse para solicitar o Código Geral de Matricula (CGM) e solicitar a vaga.

Segue em anexo, a Instrução Normativa 03/2021- SEED/DPGE e um Tutorial explicativo sobre o processo.

Link Tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=116pTwnnw2E

 

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.