Núcleo Regional de Educação de Goioerê
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NRE Goioerê
15/05/2023
Projeto de leitura da CEEBJA-Maria Antonieta Scarpari de Goioerê tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura dos alunos.
O trabalho é realizado de forma interdisciplinar. Em outras palavras, professores de diferentes áreas compreendem que o trabalho com a leitura não é uma exclusividade do professor de Língua Portuguesa, mas uma prática que precisa ser incentivada, propagada e trabalhada por todos os educadores.
É sabido que ensinar a ler é, sem dúvidas, uma tarefa complexa, pois não se limita em decodificar as palavras uma após a outra, mas compreender o que lê, fazer relações da palavra escrita com o mundo que o cerca, despertar o senso crítico e fazer com que os estudantes consigam expressar suas opiniões de forma coerente.
Uma iniciativa da professora de matemática, Sonia de Paula Pellegrini, e com o apoio da direção e da equipe pedagógica, o projeto vem ganhando espaço, saberes e sabor pelas palavras.
Diante disso, a Embaixadora da plataforma Leia Paraná do NRE-GRE, Andrieli Santos, visitou a escola e sugeriu o uso dos livros da biblioteca digital disponibilizada pela SEED para somar ao projeto de leitura do Colégio. Na ocasião, foram apresentados aos professores os passos para empréstimos das obras, os recursos para tornar a leitura mais confortável (aumento do tamanho da letra, disposição das palavras em uma página ou duas, alteração da cor do fundo de tela), além dos recursos inclusivos para estudantes com dislexia (opendislexic), cegos e/ou com baixa visão (audiolivro).
Os 60 títulos estão divididos em obras literárias, não-literárias, biográficas e de autoajuda. E a sugerida pela Embaixadora foi “Mulheres incríveis”, uma coletânea que reúne histórias de mulheres heroicas de diferentes continentes e que realizaram trabalhos incríveis ao longo da história da humanidade. A escolha se deu pelo conteúdo temático e também porque os professores poderão utilizar a TV Educatron em sala poupando assim diversas impressões de textos.