Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Notícias NRE Goioerê
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • Verificação de pertencimento etnicorracial
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Suporte técnico do NRE de Goioerê às aulas remotas do Paraná
  • Educação fiscal
  • abertura de chamado crte

Núcleo Regional de Educação de Goioerê

Avenida Dezenove de Agosto, 642 - Centro - CEP 87.360-000
Goioerê - PR | Fone: 44 3521-8650  mapa Localização

NRE Goioerê

05/02/2024

Estudante de colégio público de Boa Esperança é destaque na redação do Enem 2023

Valéria Cristina da Costa, 17 anos, alcançou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e destaca-se como uma das participantes com melhor pontuação do Estado do Paraná.

 

O Enem é uma prova destinada aos estudantes de todo o país que já terminaram o ensino médio. Com as notas do exame é possível ingressar no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação (MEC). A redação corresponde a 20% da nota total do Enem.  Em 2023 foram cerca de 3,9 milhões de inscritos e apenas 60 deles em todo território nacional obtiveram nota 1.000, sendo apenas 04 de colégios públicos e a paranaense Valéria ficou a 20 pontos da nota máxima.

 

Estudante do Colégio Estadual Vicente Leporace do município de Boa Esperança, a jovem destaca todo empenho na sua vida escolar e conta que sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Cláudia Vanessa de Oliveira Nunes, se preparou durante todo o ano letivo produzindo diversas propostas dissertativas argumentativas e fazia uso da plataforma Redação Paraná. Ao realizar a redação do Enem ela citou três filósofos para embasar os seus argumentos e se dedicou bastante na proposta de intervenção, isto é, na quinta competência da redação.

 

Em conversa com a professora Cláudia, ela destaca que 2023 foi um ano bem desafiador pois era necessário trabalhar focada no SAEB de forma integrada com as leituras e produções textuais e, para tanto, fez uso de estratégias metodológicas explorando as cinco competências da redação do Enem de forma individualizada e gradual, estudando os elementos coesivos, conhecendo algumas citações, temas atuais e retomando redações de edições anteriores para auxiliar os estudantes.

 

Não é surpresa que novamente, na edição de 2023, o Vicente Leporace se destaque no Enem. O colégio teve outros estudantes com boas notas também, inclusive em edições anteriores, demonstrando assim, o comprometimento da Direção, na pessoa da Professora Angela Contipelli, bem como de toda a Equipe Pedagógica.

 

Dada a importância desse exame o Núcleo Regional de Educação de Goioerê, sob  a chefia da professora Danielle Mellero, ressalta o trabalho intenso com a prática de produção textual por meio do Programa Redação Paraná, a capacitação anual dos professores de Língua Portuguesa que lecionam para as turmas do Ensino Médio e os concursos de redação durante o ano letivo, ações estas voltadas para a redação dissertativa argumentativa que subsidiam e preparam ainda mais os estudantes. 

 

Assim, o NRE de Goioerê divulga e parabeniza o resultado tanto da Valéria quanto dos demais jovens que estudaram a 3º série do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino em 2023 e obtiveram notas acima da média nacional  na redação do Enem, bem como reconhece o trabalho dos professores que com muita dedicação proporcionam aos nossos estudantes a garantia do direito ao acesso às melhores universidades do país, preparando-os para os desafios futuros e garantindo por meio da educação que obtenham sucesso na vida profissional.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.