Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Notícias NRE Goioerê
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • Verificação de pertencimento etnicorracial
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Suporte técnico do NRE de Goioerê às aulas remotas do Paraná
  • Educação fiscal
  • abertura de chamado crte

Núcleo Regional de Educação de Goioerê

Avenida Dezenove de Agosto, 642 - Centro - CEP 87.360-000
Goioerê - PR | Fone: 44 3521-8650  mapa Localização

NRE Goioerê

05/03/2024

Ex-aluna do Colégio João XXIII de Janiópolis está entre os destaques no Paraná por obter a maior pontuação na redação do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova destinada aos estudantes de todo o país que já terminaram o ensino médio. Com as notas do exame é possível ingressar no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação (MEC). A redação corresponde a 20% da nota total do Enem.  Em 2023 foram cerca de 3,9 milhões de inscritos e apenas 60 deles em todo território nacional obtiveram nota 1.000, sendo apenas 04 de colégios públicos e a paranaense Aira Camilly Poeira, 18 anos, alcançou 980 pontos.

Aira, ex-aluna do Colégio Estadual João XXIII de Janiópolis, concluiu seus estudos em 2022 e naquele ano conseguiu 800 pontos na redação e em 2023 realizou o Enem novamente. Para tanto, decidiu aprimorar o dissertativo argumentativo e estudou a redação anterior, praticou bastante e contou com o auxílio de um cursinho preparatório para o vestibular, pois está focada em cursar medicina.

De tanto treinar a redação ela acabou dominando todas as características que compõem um dissertativo argumentativo sem se apegar a modelos prontos da internet.

A jovem destaca que a escola pública oferece professores capacitados e cita a professora de Língua Portuguesa Caroline Nunes que a encantou com a maneira que conduzia as aulas, sobretudo, como ela ensinava a produzir textos.

Aira ainda acrescenta que “cada um deles que passou na minha trajetória tem uma importância muito grande e motivo de muito orgulho porque sou filha de professora, essa profissão é essencial. Estudei apenas um ano na escola privada. Isso significa que toda a minha trajetória vem da escola pública.” Recorda ela, que também estudou no Colégio Estadual Rancho Alegre.

Com o suporte familiar que sempre teve, unido a sua dedicação conseguiu superar a “montanha russa” que foi sua vida escolar durante a adolescência.

Entrevistando a professora Caroline, ela relembra que foi um privilégio lecionar no Colégio João XXIII em 2022 e na turma do terceirão fez um trabalho focado para a redação do Enem, onde os alunos se dedicaram ao máximo em todas as propostas que apresentava a eles. Cada aula era trabalhado um tema diferente e assim, iam desenvolvendo suas redações em etapas, tanto em grupo quanto individualmente.
“Ao decorrer das aulas, durante as apresentações das propostas, meu objetivo era cativar os alunos para mostrar a eles que redação não é um “bicho de sete cabeças” e que tudo é possível quando se tem um objetivo. Durante as aulas a aluna Aira me chamava a atenção, por viver muitos altos e baixos, eu sempre estava ali para auxiliá-la em todas as dúvidas sobre a estrutura da redação, o que a tornou mais confiante nas produções e assim alcançando seu objetivo com excelência!”

Questionada sobre a sua reação ao saber do resultado do Enem, “fiquei em choque! Eu estava na sala de espera de uma consulta e soltei um grito de alegria! Foi muito gratificante ver que todo o meu esforço e estudo tinha valido a pena!

E finaliza aconselhando os estudantes que vão fazer o Enem e vestibulares a não desprezarem os primeiros começos. Tudo que é pequeno hoje lá na frente se tornará enorme em recompensas pessoais em você se sentir grato com o trabalho que você fez.

Dada a importância desse exame, o Núcleo Regional de Educação de Goioerê, sob  a chefia da professora Danielle Mellero, ressalta o trabalho intenso com a prática de produção textual por meio do Programa Redação Paraná, a capacitação anual dos professores de Língua Portuguesa que lecionam para as turmas do Ensino Médio e os concursos de redação durante o ano letivo, ações estas voltadas para a redação dissertativa argumentativa que subsidiam e preparam ainda mais os estudantes.

Os parabéns e reconhecimento vão para a estudante Aira, familiares dela, professora Caroline, equipe pedagógica que sob a direção da professora Márcia Miotti Ferreira desenvolvem um excelente trabalho preparando os estudantes para os desafios futuros e garantindo por meio da educação que obtenham sucesso na vida profissional e também estende o reconhecimento a outra ex- aluna do Colégio João XXIII, que obteve 960 pontos,  a jovem Maria Clara Peguin Aquino sob a orientação da professora Aline Fabiana Alves.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.