Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • ícone estático
  • atribuição de aulas e funções
  • convocações pss

Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos

Avenida Rio Grande do Sul, 321 - Centro - CEP 85.660-000
Dois Vizinhos - PR | Fone: 46 3581-5100 - Fax: 46 3581-5102  mapa Localização

NRE Dois Vizinhos

01/07/2015

2,5 mil toneladas de alimentos nas escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação começou, no dia 25, a entrega dos alimentos da segunda remessa da merenda escolar deste ano. Ao todo serão 2,5 mil toneladas de produtos não perecíveis que chegarão às mais de duas mil escolas estaduais e conveniadas do Paraná. O investimento na compra desses alimentos foi de R$ 15 milhões.

As entregas devem ser realizadas durante 30 dias e o estoque de alimentos tem previsão para durar aproximadamente 45 dias letivos. A distribuição conta com 29 itens que compõem a merenda, como arroz, feijão, açúcar, biscoitos, barra de cereais, óleo e macarrão.

“Fizemos um ajuste no cronograma por conta da greve e agora começamos a distribuição da segunda remessa da merenda”, explicou a diretora de Infraestrutura e Logística, Márcia Stolarski. Segundo ela, neste ano serão entregues quatro remessas de não perecíveis e continua a todo vapor a entrega dos gêneros congelados, que acontece a cada 15 dias nas escolas, e também da agricultura familiar, que é realizada toda semana.

Na manhã desta segunda-feira (29), o Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu os alimentos da merenda escolar. “Os alunos têm aceitado bem a merenda, inclusive tem até aumentado a quantidade de refeições servidas diariamente”, disse o diretor Antônio Sérgio de Oliveira Setim.

O diretor afirma que a diversidade da merenda, que também conta com os alimentos da agricultura familiar, e o capricho das cozinheiras e merendeiras são o segredo do sucesso das refeições no colégio. O aluno Gabriel Felipe de Lazari, 13 anos, do 8º ano, é um dos 1.516 estudantes que fazem refeições na escola.

“A merenda é muito boa, como todos os dias na escola. As refeições aqui têm muita qualidade, todos os meus amigos também comem a merenda servida aqui no colégio”, disse Gabriel.

CARDÁPIO VARIADO - O Programa Estadual de Alimentação Escolar do Paraná apresenta, entre suas diretrizes, que a alimentação das escolas tenha um cardápio diversificado e que ofereça todos os nutrientes necessários para os alunos. “Com os gêneros não perecíveis, os congelados e os produtos da agricultura familiar conseguimos garantir uma variedade bem interessante de alimentos para os alunos. Os estudos mostram que a alimentação escolar serve não só para atrair os estudantes para a escola como também para manter e ajudar no desenvolvimento e aprendizagem deles”, disse Márcia Stolarski.

MELHORA NA LOGÍSTICA - Uma das medidas adotadas pela Secretaria da Educação para melhorar a logística foi a entrega ponto a ponto da merenda escolar, que funciona desde o final de 2013. Com isso, os alimentos chegam diretamente em todas as unidades escolares.

Cada escola também tem seu próprio lote de produtos separados, a merenda já sai de Curitiba separada por quantidade certa para cada colégio. “Isso garante mais agilidade na hora do descarregamento, exatidão das quantidades destinadas, integridade das embalagens, maior conservação dos produtos e maior satisfação das escolas”, destacou Márcia Stolarski.


Fonte: SEED - Secretária da Educação

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.