Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • ícone estático
  • atribuição de aulas e funções
  • convocações pss

Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos

Avenida Rio Grande do Sul, 321 - Centro - CEP 85.660-000
Dois Vizinhos - PR | Fone: 46 3581-5100 - Fax: 46 3581-5102  mapa Localização

NRE Dois Vizinhos

16/09/2015

Governo entrega 2,5 mil toneladas de merenda escolar

O Governo do Paraná está enviando às escolas estaduais e conveniadas a terceira remessa de alimentos não perecíveis da merenda escolar. As entregas são feitas pela Secretaria de Estado da Educação, começaram no início do mês e seguem até o fim da próxima semana. São 2.511 toneladas de alimentos, um investimento de R$ 12,4 milhões.

Essa remessa vai suprir as 2,5 mil escolas estaduais e conveniadas por 45 dias letivos de atendimento. Neste tipo de entrega, as escolas recebem arroz, feijão, biscoitos, leite em pó, chá mate, aveia, barra de cereais, sucrilhos, bebidas lácteas, macarrão, óleo. A quarta remessa de alimentos não perecíveis será feita até o fim do ano.

TRÊS TIPOS - São três tipos diferentes de entregas de merenda que as escolas recebem para a alimentação dos alunos. Os produtos não perecíveis, que são quatro grandes entregas programadas por ano; os alimentos congelados (carnes e peixes), entregues a cada 15 dias; e os alimentos da agricultura familiar, que chegam as escolas a cada semana.

O Colégio Estadual Pilar Maturana, no Bairro Alto, em Curitiba, recebeu uma tonelada de alimentos não perecíveis nesta terça-feira (15). As receitas da merendeira Telma Lopes Lisboa fazem sucesso entre os 1,3 alunos do colégio.

“O que eles mais gostam é a macarronada, que faço com carne moída e molho. O risoto e o arroz com feijão também fazem sucesso”, explicou Telma, que é a coordenadora da merenda no colégio. Telma trabalha há 14 anos na escola, e há cinco está na cozinha. “Gosto bastante do que eu faço e isso faz toda a diferença. Se você cozinha com amor e carinho a comida fica mais gostosa e é bem aceita”, disse.

Nesta terça-feira, foram preparados seis quilos de arroz para o risoto e praticamente não há sobras, tudo é consumido. A aluna Jhenifer Batista, 18 anos, do 3º ano, é uma das fãs das refeições servidas no colégio. “Gosto de comer quando tem risoto. A merenda servida é boa e sempre tem comidas saudáveis”, afirmou.

Beatriz Proença, 17 anos, do 1º ano, repetiu o prato. “Gosto bastante do risoto, é minha receita preferida. Como todos os dias na escola, as refeições servidas são bem gostosas”, disse.

CONTROLE - Desde o ano passado a Secretaria da Educação adota um sistema diferenciado de logística para entrega dos alimentos da merenda. Todos os alimentos que cada escola vai receber já são separados dentro do depósito da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).

A quantidade certa de alimentos de cada escola é separada e identificada. “Existe uma conferência dentro do depósito do que vai para cada escola. Esse volume é totalmente separado e identificado. Cabe à escola, também, no momento em que os alimentos chegam, ter um profissional que faça a conferência”, explicou Márcia Stolarski, diretora de Infraestrutura e Logística. Com esse novo modelo de separação, a entrega da merenda ficou muito mais ágil. “Primeiro evitamos erros de quantidade e de marcas, e também garante uma maior qualidade das embalagens, elas não são mexidas e estão sempre íntegras no momento em que chegam às escolas. Isso foi um grande avanço para alimentação escolar em todo o estado”, definiu Márcia.


Fonte: Secretaria de Estado da Educação - SEED

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.