Núcleo Regional de Educação de Curitiba
Rua Salvador Ferrante, 1.651 - Boqueirão - CEP 81.670-390Curitiba - PR - Tel.: (41) 3277-7350 - Recepção geral | (41) 3326-2458 - NRE Curitiba
Localização
NRE Curitiba
28/09/2015
Iniciação Científica na Educação Básica - C.E. Prof.º Francisco Zardo
Os alunos do Ensino Médio (3º Ano do curso técnico em Meio Ambiente) do Colégio Francisco Zardo tiveram a oportunidade de conhecer um Centro de Pesquisas Médicas, toda a estrutura de apoio a pesquisadores – conheceram toda a equipe que compõe a Pós-Graduação stricto sensu da FEPAR – Docentes Permanentes, alunos de mestrado, doutorado, alunos de iniciação científica da FEPAR, bem como os trabalhos que são realizados no Centro de Pesquisa e a rotina para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil.O Programa de Pós-Graduação em Princípios da Cirurgia estabelece com este projeto, possibilidades de integração entre a pós-graduação stricto sensu e a Educação Básica em nível estadual de ensino, com o intuito de introduzir a produção de ciências, tipos de pesquisas realizadas, como fomentar pesquisas, mostrar a infraestrutura necessária para produção de pesquisas, realizando um laço de incentivo e apoio a pesquisa com alunos de ensino médio da rede pública estadual de ensino.
O projeto visa à introdução do que é pesquisa científica, como ela é aplicada, mostrar as agências de fomento que financiam pesquisas, com o intuito de incentivar e apoiar alunos de ensino médio da rede estadual de ensino no que tange a produção de ensino e pesquisa e suas reflexões e contribuições na sociedade.
O projeto compõem-se de 04 etapas. Sendo que duas já foram realizadas.
As etapas realizadas foram:
1ª ETAPA:Introdução à pesquisa:
O que é Pesquisa;
Como realizar pesquisas;
Como e por quê fazer Iniciação Científica?
Em um diagnóstico inicial do que é pesquisa, as percepções iniciais foram motivadoras, pois foi aplicado duas perguntas iniciais antes de adentrar ao tema proposto:
1. Para você o que é pesquisa?
2. O que você espera aprender com este projeto?
Percepções:
As respostas foram surpreendentes – há noções claras do que é pesquisa, porém nítido aos alunos que a escola pública não incentiva e/ou realiza pesquisas em todas as áreas do conhecimento de forma que eles percebam em sua totalidade.
2ª ETAPA:Parte Prática: Visita ao Instituto de Pesquisas Médicas – IPEM
A pesquisa no Brasil
Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer um Centro de Pesquisas Médicas, toda a estrutura de apoio a pesquisadores – conheceram toda a equipe que compõe a Pós-Graduação stricto sensu da FEPAR – Docentes Permanentes, alunos de mestrad0, doutorado, alunos de iniciação científica da FEPAR, bem como os trabalhos que são realizados no Centro de Pesquisa e a rotina para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil.