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NRE Área Metropolitana Sul

01/10/2015

Seminário Paranaense de Educação Infantil – interação e brincadeiras – descentralizado 2015 / NRE AMSul

Acontece hoje – 1.º de outubro – o Seminário Paranaense de Educação Infantil – interação e brincadeiras – descentralizado 2015. Este evento ocorre simultaneamente em todos os 32 NREs do Paraná. Os representantes das secretarias municipais de educação, com suas equipes pedagógicas, dos catorze municípios jurisdicionados ao NRE AMSul participam deste seminário, reunidos no auditório da DPTE – Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais, no Bairro Boqueirão, em Curitiba.

A técnica Soraia Azevedo, responsável pela Educação Infantil no NRE, coordena o trabalho, que faz parte do desenvolvimento de ações da SEED, Secretaria de Estado de Educação do Paraná, por meio do Departamento de Educação Básica, junto às Secretarias Municipais de Educação no intuito de fortalecer o regime de colaboração entre o estado e os municípios.

O encontro possibilita reflexões referentes aos aspectos legais e pedagógicos quanto à organização da Educação Infantil, principalmente considerando a nova Deliberação nº 02/14 – CEE/PR, que estabelece normas e princípios para a Educação Infantil no Sistema de Ensino do Estado do Paraná, a Lei nº 13.005/14 que aprova o Plano Nacional de Educação e a Lei nº 18.492/15 que aprova o Plano Estadual de Educação.

Nessa perspectiva, faz-se necessário promover momentos de formação continuada aos Gestores Municipais de Educação (Secretários de Educação e Equipes Pedagógicas da rede municipal) dos 399 municípios paranaenses, com objetivo de proporcionar subsídio teórico-metodológico sobre a organização do trabalho pedagógico com crianças dos primeiros meses aos cinco anos e onze meses de idade. Deste modo, o evento ocorre de forma descentralizada nos 32 NRES.

A importância do evento se reflete pela densidade dos conteúdos abordados, os quais têm por objetivos:

  • Proporcionar aprofundamento teórico-metodológico acerca dos documentos legais e norteadores da Educação Infantil;
  • Instrumentalizar o processo de elaboração das Propostas Pedagógicas da Educação Infantil frente às determinações legais e os aspectos pedagógicos;
  • Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico com crianças de zero a cinco anos de idade em relação ao brincar, tempo e espaço, cuidar e educar, currículo e avaliação, com vista à efetivação da Educação Infantil.

Fundamentadas na legislação vigente - Deliberação nº 02/14 – CEE/PR - normas e princípios para a Educação Infantil no Sistema de Ensino do Estado do Paraná; Lei nº 13.005/14 – aprova o Plano Nacional de Educação, meta 1 - universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade, até 2016 e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência do PNE 2014/2024 e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – Resolução nº05/2009 – CNE/CEB – as discussões e reflexões durante o encontro seguem a seguinte pauta:

  • Organização da Proposta Pedagógica da Educação Infantil, frente as novas determinações legais;
  • Concepções de Criança, Infância, função da escola e professor, na Educação Infantil;
  • Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: a Creche – crianças do nascimento aos três anos;
  • Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: a Pré-escola – crianças de quatro e cinco anos;
  • Avaliação no contexto da Educação Infantil;
  • Relação entre família e instituição de Educação Infantil.

A Chefia do NRE AMSul, com sua Coordenação Pedagógica e Equipe da Educação Infantil, destaca o envolvimento e dedicação de todos neste importante evento, que delineia os próximos passos relativos à Educação Infantil diante do novo Plano Nacional de Educação, com o qual se encontram em sintonia o Plano Estadual e os Planos Municipais de Educação.

O trabalho de cuidar de nossas crianças, zelando por seu desenvolvimento integral, considerando sua integridade física, mental, emocional e espiritual é essencial para que tenhamos uma sociedade saudável, que resulta numa nação soberana e promissora.

A dedicação dos que se envolvem diretamente nesse trabalho é semelhante à do guardador de sementes: para que se tornem árvores de farta frutificação, a proteção das sementes e o modo de cultivo são determinantes para que se alcancem os melhores resultados.


Fonte: NRE AMSul - Equipe Educação Infantil e Séries Iniciais

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