Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Campanha dengue
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • atribuição de aulas e funções
  • plano municipal de educação

Núcleo Regional de Educação de Pitanga

Rua Duque de Caxias, 517 - Centro - CEP 85.200-000
Pitanga - PR | Fone: 42 3646-8300 - Fax: 42 3646-8300  mapa Localização

NRE Pitanga

06/10/2015

Núcleo nas escolas: Estreitando laços


O Núcleo Regional de Educação de Pitanga vem desenvolvendo um trabalho de assessoramento junto às instituições dos municípios jurisdicionados, no que se refere ao PTD-Plano de Trabalho Docente, orientação quanto ao LRC-Livro Registro de Classe, Projetos desenvolvidos, Diversidade, Educação Especial, Disciplinas e Gestão.
O objetivo é prestar assessoria a todas as escolas do nosso NRE, fazer-se conhecer por todos os que atuam nelas e colocar-se à disposição para auxiliá-los em suas eventuais necessidades. O assessoramento é uma das metas da Chefia e Coordenadora da Equipe de Educação Básica, bem como da Secretaria de Estado da Educação no projeto META: Minha Escola tem Ação.
Já estivemos em todas as escolas dos municípios de Laranjal, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste e Mato Rico. Nova Tebas é o próximo do nosso cronograma. Em seguida virá Palmital e o município sede onde já foram feitas algumas ações de acordo com as solicitações feitas pelas escolas. A meta é chegar a todos os estabelecimentos até o final de novembro.
Para os técnicos do NRE, esse contato é a oportunidade para conhecimento e aproximação dos professores. Além de prestar auxílio e esclarecimentos também são levadas sugestões de atividades que podem facilitar e enriquecer a prática pedagógica. Nestas ocasiões percebemos as dificuldades de trabalho dos nossos colegas e acatamos sugestões e críticas a fim de melhorar nosso desempenho também.
Abaixo alguns depoimentos sobre o trabalho realizado.
“Foi um incentivo para a melhoria do trabalho dos professores, dos funcionários, da equipe pedagógica e direção, que esclareceu dúvidas, acrescentou conhecimentos e novas atividades. Eles estão mais empolgados, confiantes, animados, entusiasmados, alegres, felizes e todos nós estamos nos sentindo mais valorizados. Esse trabalho deve continuar, pois sabemos que para obtermos mais sucesso com nossos alunos devemos nos aproximar deles. Isso vale também para nós Educadores”. Egleci Terezinha Oliveira Souza, diretora do Colégio Est. Do Campo Estrela do Oeste.
“Com esse trabalho a Equipe do NRE fica mais próxima da realidade de cada escola, pois têm bom diálogo tanto com a Direção, como com os professores e os pedagogos, são flexíveis para com a diversidade de pensamentos e atitudes que existem em nossa escola, sem deixar a desejar quanto a sua postura profissional”. Irene Boiko - pedagoga da Escola Estadual José de Anchieta.
“A presença do NRE nas escolas é de grande importância para que conheçam as atividades que vêm sendo desenvolvidas, orientem os educadores visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e contribuam de forma efetiva com o trabalho do professor”. Cristiana Kovalski Martins - professora de História.
“O trabalho de assessoramento da equipe do NRE é muito importante para as escolas. Além de ver como está o andamento das disciplinas, oferecer alternativas para que o docente busque meios para melhorar o seu desempenho profissional, também é possível avaliar a escola como um todo e o que pode ser melhorado”. Também destaca que: “É preciso pensar em oficinas por disciplinas e/ou áreas que enfoquem o PTD, as Diretrizes Curriculares, a Avaliação, alternativas metodológicas, pois todo ano há professores iniciantes”. Marcela L. Grande – pedagoga da Esc. Est. Do Campo João Cionek.
“A visita de assessoramento feita pelos técnicos do NRE foi bem proveitosa. Eles trouxeram materiais, demonstraram como utilizar equipamentos existentes nas escolas, deram dicas de como trabalhar de maneira que o aluno tenha mais interesse. Satisfez minhas necessidades e eu posso melhorar minha didática em sala de aula. Venham mais vezes.” Marciano Kerniski – professor de Matemática e Física.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.