Núcleo Regional de Educação de Curitiba
Rua Salvador Ferrante, 1.651 - Boqueirão - CEP 81.670-390Curitiba - PR - Tel.: (41) 3277-7350 - Recepção geral | (41) 3326-2458 - NRE Curitiba
Localização
NRE Curitiba
07/10/2015
Escola Estadual Angelo Trevisan - Projeto Literatura
PROJETO DE LITERATURA
Durante uma aula semanal de Língua Portuguesa, os alunos dos 6ºs anos B, C e D, da professora Claudete, realizam a leitura de um livro, que é levado para a sala de aula e lido oral e coletivamente por todos. No momento, a obra que está sendo lida é “A bolsa amarela” de Lygia Bojunga. A cada semana é lido um capítulo e após a leitura, os alunos comentam sobre as partes que mais gostaram, registrando em seguida no caderno de literatura. Com o decorrer da leitura, foi possível observar o entusiasmo e o interesse que eles tinham de ler e saber mais sobre as aventuras de Raquel, a protagonista da história, que guardava na bolsa amarela as suas maiores vontades: a vontade de ser menino, de ser escritora e de crescer.
Dessa forma surgiu a ideia de propor aos estudantes a confecção da sua bolsa amarela. Com algumas sugestões em sala para a utilização de material reciclável: caixas de leite, de sapato, de sabão em pó, garrafa pet, tecido, TNT, EVA, botões, fitas e tudo mais tivessem disponível em casa, eles criaram belíssimas bolsas, pastas, mochilas e até malas, tudo na cor amarela. Dentro da bolsa, eles escreveram em um papel quais são as suas maiores vontades. No dia da entrega das bolsas, cada um foi à frente da turma e relatou como e com que material a confeccionou. Também ficaram livres para falar sobre as suas vontades. Foi surpreendente observar o envolvimento de todos ao relatar e ouvir os colegas nas apresentações. No momento do recreio, os alunos saíram com as bolsas para o pátio, onde puderam “desfilar” e mostrá-las para os outros estudantes da escola. Para finalizar a atividade, as bolsas foram expostas no corredor de entrada da escola, onde ficaram por uma semana para a apreciação de todos os professores, funcionários, pais e alunos.
Enfim, foi um trabalho muito gratificante, que envolveu e entusiasmou todos os estudantes dos 6ºs anos do período da tarde.
Durante uma aula semanal de Língua Portuguesa, os alunos dos 6ºs anos B, C e D, da professora Claudete, realizam a leitura de um livro, que é levado para a sala de aula e lido oral e coletivamente por todos. No momento, a obra que está sendo lida é “A bolsa amarela” de Lygia Bojunga. A cada semana é lido um capítulo e após a leitura, os alunos comentam sobre as partes que mais gostaram, registrando em seguida no caderno de literatura. Com o decorrer da leitura, foi possível observar o entusiasmo e o interesse que eles tinham de ler e saber mais sobre as aventuras de Raquel, a protagonista da história, que guardava na bolsa amarela as suas maiores vontades: a vontade de ser menino, de ser escritora e de crescer.
Dessa forma surgiu a ideia de propor aos estudantes a confecção da sua bolsa amarela. Com algumas sugestões em sala para a utilização de material reciclável: caixas de leite, de sapato, de sabão em pó, garrafa pet, tecido, TNT, EVA, botões, fitas e tudo mais tivessem disponível em casa, eles criaram belíssimas bolsas, pastas, mochilas e até malas, tudo na cor amarela. Dentro da bolsa, eles escreveram em um papel quais são as suas maiores vontades. No dia da entrega das bolsas, cada um foi à frente da turma e relatou como e com que material a confeccionou. Também ficaram livres para falar sobre as suas vontades. Foi surpreendente observar o envolvimento de todos ao relatar e ouvir os colegas nas apresentações. No momento do recreio, os alunos saíram com as bolsas para o pátio, onde puderam “desfilar” e mostrá-las para os outros estudantes da escola. Para finalizar a atividade, as bolsas foram expostas no corredor de entrada da escola, onde ficaram por uma semana para a apreciação de todos os professores, funcionários, pais e alunos.
Enfim, foi um trabalho muito gratificante, que envolveu e entusiasmou todos os estudantes dos 6ºs anos do período da tarde.