Núcleo Regional de Educação de Curitiba
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04/11/2015
As tecnologias e a linguagem escrita: projeto de implementação do PDE realizado no CE Leôncio Correia
Com o intuito de proporcionar aos professores do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), uma tomada de consciência e ampliação de conhecimentos sobre as disfunções específicas da escrita: a disgrafia, a dislexia e a disortografia, e, desta forma, identificar alguns sintomas presentes em produções escritas de seus alunos, encaminhando-os aos atendimentos necessários.Buscou-se também oportunizar encontros (oficinas) de estudos reflexivos, teóricos e práticos sobre a prática adotada no processo de trabalho desenvolvido na área de produção textual e suas especificidades. Nessas oficinas foram abordados os seguintes conteúdos: análise linguística, reescrita textual, critérios de avaliação da produção textual, autonomia do aluno na reescrita (correção) do próprio texto. Neste momento, o grupo de professores e pedagogos participantes expôs a necessidade de se buscar novas alternativas de trabalho, nesta área. Para isso, a professora PDE apresentou algumas sugestões de atividades que envolviam alguns aplicativos, softwares e recursos tecnológicos: editor e revisor textual (para a produção e reescrita textual), HAGÁ QUÊ (para criação de histórias em quadrinhos digitais), Google Drive (para textos colaborativos), JClic (para elaboração de cruzadinhas, caça palavras, quebra–cabeças, entre outras atividades). Assim, cada professor, dentro dos conteúdos programáticos do plano de trabalho docente do trimestre, escolheu um dos recursos e atividade a ser desenvolvida com sua(s) turma(s). E os trabalhos produzidos pelos alunos foram colocados no site do colégio, em forma de livros digitais.
Por: Maria do Carmo Soares de Brito