Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • Verificação de Pessoa Negra
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã

Avenida Minas Gerais, 295 - Centro - CEP 86.870-000
Ivaiporã - PR | Fone: 43 3472-5700 - Fax: 43 3472-5700  mapa Localização

NRE Ivaiporã

16/11/2015

2º Festival Paralímpico de Atletismo do Vale do Ivaí supera expectativas

O 2º Festival Paralímpico de Atletismo do Vale do Ivaí foi realizado na quarta-feira, 11 de novembro, no Estádio Manoel Fernandes Silva, em Ivaiporã, e contou com aproximadamente 320 pessoas, entre atletas 12 municípios da região, professores e acadêmicos do curso de Educação Física do Campus Regional da UEM de Ivaiporã. O evento serviu de avaliação nas disciplinas de Organização, Administração e Gestão da Educação Física, Educação Física Adaptada e Educação Física Infantil.
A solenidade de abertura foi prestigiada pelo vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio César Damasceno, diretor do Campus Regional do Vale do Ivaí, Ricardo Carminato, diretor de Esportes de Ivaiporã, Jaime Sacco, analista pleno do Sesc Ivaiporã, Marcos Aurélio Henrique, vice-diretor do Conjove, Alex Sandro Fonseca, chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (Seet), Leonardo Arruda de Oliveira, representante do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Sandra Manesco, coordenador do projeto Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (Afavi), Ewerton Davy Marques Silva, além de diretores das apaes da região.
Alunos dos municípios de Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Laranjal, Lidianópolis, Manoel Ribas, Palmital, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e da Afavi/Ivaiporã participaram de provas de 100m, 400m, 1500, Revezamento 4x100, Caminhada de 30m, Arremesso de Peso, Lançamento de Dardo, Lançamento de Pelota e Salto em Distância, nas classes para Deficientes Intelectuais, Deficientes Visuais, Deficientes Físicos e Síndrome de Down.
Para a diretora da Apae de Jardim Alegre, Giane de Oliveira Moraes, o Festival Paralímpico proporciona inclusão social por meio do esporte. “Nem todos os educandos tem possibilidade de praticar uma atividade esportiva, superando desafios”, opinou.
Por sua vez, o professor da Apae de Manoel Ribas, Paulo Ricardo Soethe, o ponto positivo do Festival é possibilitar a lapidação de novos talentos. “É a 2ª vez que participamos e nesse ano trouxemos alunos que não participam de competições justamente para vivenciar o que é uma competição, exemplo é o atleta Silvio Roberto, que está com 65 anos de idade”, informou.
A estrutura do evento contou com frutas, água, almoço servido no Ginásio Sapecadão e um lanche no final da tarde. No encerramento das provas, todos os participantes foram premiados com medalhas.
A organização do 2º Festival Paralímpico agradeceu aos parceiros Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã (NRE), Departamento Municipal de Esportes e Sesc Ivaiporã, além do apoio de entidades como o Rotary Club Ivaiporã, Conjove/Acisi, Sanepar, Ministério Público, Palazzo Eventos, médico Orlando Sanches e demais patrocinadores que contribuíram para o sucesso do evento.

Autor: Ewerton Davy Marques Silva
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.