Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
23/11/2015
Consciência Negra integra ações no Colégio Princesa Izabel
A Semana da Consciência Negra foi comemorada no Colégio Estadual Princesa Izabel, de Três Barras do Paraná, jurisdicionado ao Núcleo Regional da Educação de Cascavel, com várias ações coordenadas pela professora de História, Edilamar Martendal, somadas ao trabalho dos professores de Arte e Equipe Multidisciplinar, para o envolvimento de toda comunidade escolar.
As atividades, que fazem parte do Plano de Ação do Colégio, foram voltadas à superação do período escravocrata, com resquícios de um racismo ainda presente na história do nosso país. Com a abolição, venceu-se uma etapa nefasta na sociedade brasileira, mas permanecem o preconceito e o racismo em atitudes de intolerância, exclusão e ódio. Fato que destaca a necessidade de discutir esse tema e outras formas de discriminação, para que se possa avançar na sua extinção.
A abordagem da temática visa o fortalecimento de uma sociedade mais inclusiva, com apoio na Lei 10.639/03, que combate conceitos e atitudes de desrespeito e discriminação, além de ressignificar a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, para contribuir nas mudanças de comportamento social.
Desse modo, a partir de oficinas, o histórico alusivo à data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, foi retomado. Os estudantes realizaram diversos estudos sobre os elementos da cultura afro que chegaram até nós, destacando a alimentação, a religiosidade e a dança, entre outras heranças culturais. Também representaram os principais Orixás do Candomblé, por meio da música Feiticeiro Negro, além de envolverem-se em apresentações de dança, teatro, textos orais, exposições, dentre outras atividades desenvolvidas.
Os professores de Arte trabalharam com atividades voltadas à representação da cultura negra, como pinturas, produção de cartazes e de máscaras, entre outros trabalhos desenvolvidos. A Equipe Multidisciplinar colaborou com as esculturas e na organização dos espaços alusivos. O lanche servido aos alunos foi feito pelas cozinheiras. Enfim, todos os envolvidos contribuíram para que os objetivos propostos fossem alcançados.
As atividades, que fazem parte do Plano de Ação do Colégio, foram voltadas à superação do período escravocrata, com resquícios de um racismo ainda presente na história do nosso país. Com a abolição, venceu-se uma etapa nefasta na sociedade brasileira, mas permanecem o preconceito e o racismo em atitudes de intolerância, exclusão e ódio. Fato que destaca a necessidade de discutir esse tema e outras formas de discriminação, para que se possa avançar na sua extinção.
A abordagem da temática visa o fortalecimento de uma sociedade mais inclusiva, com apoio na Lei 10.639/03, que combate conceitos e atitudes de desrespeito e discriminação, além de ressignificar a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, para contribuir nas mudanças de comportamento social.
Desse modo, a partir de oficinas, o histórico alusivo à data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, foi retomado. Os estudantes realizaram diversos estudos sobre os elementos da cultura afro que chegaram até nós, destacando a alimentação, a religiosidade e a dança, entre outras heranças culturais. Também representaram os principais Orixás do Candomblé, por meio da música Feiticeiro Negro, além de envolverem-se em apresentações de dança, teatro, textos orais, exposições, dentre outras atividades desenvolvidas.
Os professores de Arte trabalharam com atividades voltadas à representação da cultura negra, como pinturas, produção de cartazes e de máscaras, entre outros trabalhos desenvolvidos. A Equipe Multidisciplinar colaborou com as esculturas e na organização dos espaços alusivos. O lanche servido aos alunos foi feito pelas cozinheiras. Enfim, todos os envolvidos contribuíram para que os objetivos propostos fossem alcançados.
Fonte: Assessoria de Comunicação NRE Cascavel