Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Rua Maranhão, 631 - Centro - CEP 85.601-310
Francisco Beltrão - PR | Fone: 46 3520-4900 - Fax: 46 3520-4917  mapa Localização

NRE Francisco Beltrão

16/12/2015

Equipe Multidisciplinar da E.E.C. Senador Teotônio Vilela finaliza projetos com atividades referentes à cultura Afro-brasileira e Indígena

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” Henry Ford


Sabe-se da importância em se criar ações na escola visando combater todo o tipo de racismo e discriminação, quer seja com o negro, com o índio, com o idoso, etc. A escola deve acreditar que desenvolver estes temas é fundamental para a formação de um cidadão crítico, pensante, que respeite o outro e o ambiente em que vive destacando a importância da Legislação para a sociedade, em especial na Educação Escolar, para que seja pautada em valores de igualdade, justiça e solidariedade.

Assim, a Escola Estadual do Campo Senador Teotônio Vilela, acredita que cada professor, na sua coletividade, na ação pesquisadora da sua prática, pode estar ressignificando, implementando, enriquecendo, ampliando esse cotidiano com seu próprio repertório ou com o que ele for capaz de articular. Cremos que, com ações pedagógicas críticas e criativas, podemos contribuir para o processo de transformação.

A escola necessita organizar currículo e conteúdos, de acordo com a implementação das leis 10.639/03 e Lei 11.645/08, para demonstrar a importância da pluralidade racial na sociedade, contemplando discussões sobre a diversidade racial quando o momento em sala de aula necessitar de orientação. Para reconhecer e valorizar a cultura africana e indígena, também há que se despertar a curiosidade, aguçar o interesse, estimular a admiração. Portanto, é preciso trazer para o espaço escolar informações e conhecimentos relacionados com as diferentes culturas existentes, visando reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros, bem como da cultura indígena.

Dessa forma, os trabalhos realizados durante o ano letivo, culminaram com o evento cultural no dia 20/11/2014, em comemoração ao dia da Consciência Negra, com a participação de alunos, professores, pais e funcionários, por meio da apresentação da diversidade de atividades referentes a Consciência Negra, tais como: Os filmes (Amistad e Mãos Talentosas); Exposição de trabalhos confeccionados a partir da técnica do mosaico; Livrinhos com os principais pratos típicos da culinária afro-brasileira; Dicionário ilustrado de palavras de origem africana; Plantas medicinais indígenas; Jogos Africanos de Tabuleiro (Shisima); Textura gráfica da cultura afro. Ainda foi apresentado Jogral; Teatro (Kiriku e a Feiticeira. Lenda Africana); Recital de poesias; Leitura das produções de textos; Murais com afazeres artísticos, e no almoço e lanches dos alunos, nesse memorável dia, foram servidos pratos típicos da culinária africana.


Fonte: E.E.C Senador Teotônio Vilela

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.