Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento currículos Seed
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Processo Seletivo - Sistema Prisional - NRE Curitiba
  • Seleção de Currículos - NRE
  • Relação de Endereços dos CEEBJAs e Escolas com EJA
  • Curitiba
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • Progressões
  • Bem Cuidar

Núcleo Regional de Educação de Curitiba

Rua Salvador Ferrante, 1.651 - Boqueirão - CEP 81.670-390
Curitiba - PR - Tel.: (41) 3277-7350 - Recepção geral | (41) 3326-2458 - NRE Curitiba
mapaLocalização

NRE Curitiba

22/01/2016

Núcleo de Curitiba desenvolve ferramenta online para distribuição de aulas

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba implementa, a partir deste ano, um sistema inédito para gerenciamento e acompanhamento online de todo o processo de distribuição de aulas nas 162 escolas da rede pública estadual localizadas na capital. A nova ferramenta permite mais transparência e agilidade na distribuição das aulas aos professores, deixando claro que todo o processo se da igual, professores em suas escolas de lotação no 1º momento, professores sem lotação ou lotados no município nas escolas polos de distribuição das respectivas disciplinas; não ocorrendo concentração de todas as disciplinas em um mesmo polo. O que efetivamente mudou foi a forma de registro e levantamento das aulas em aberto em todos os 162 estabelecimentos de ensino de Curitiba.

A chefe do Núcleo de Curitiba, professora Vivian Rita Meza Siqueira Cézar de Oliveira, explica que a inovação foi concebida para facilitar. “Existiam, via Ouvidoria, muitas dúvidas e questionamentos sobre a distribuição de aulas aqui em Curitiba, bem como a solicitação dos Assistentes de Área da necessidade de mudança, proporcionando mais dinamismo, clareza para todos, uma vez que os mesmos participam ativamente deste processo. Por isso, pensamos numa maneira de melhorar esse processo todo, possibilitando maior rapidez. E assim surgiu a nova planilha online, elaborada pela equipe do CRTE, pelos técnicos Cristiane Jakymiu, Luiz Eduardo de Freitas, Magna Michele Bonatto, Leandro Mayckon Barbosa e Luciano de Lacerda Gurski que passaram cerca de três meses elaborando e realizando testes até chegarem a um modelo ideal que assegurará a ação do Diretor da escola, os professores bem como os profissionais do NRE”.

“Antes, todo o processo era feito em papel, ou seja, as planilhas eram impressas para cada escola e os professores tinham um trabalhão para consultar as aulas disponíveis nas unidades onde poderiam atuar. Era mais demorado e trabalhoso. Agora, a própria planilha calcula as vagas disponíveis. Apenas o diretor de cada escola pode alimentar os dados.
Mapeamos e desenhamos modelos de planilhas no google drive. O sistema foi desenvolvido de modo que todas as atualizações podem ser monitoradas. Assim sabemos como o preenchimento está sendo feito”, conta Leandro Mayckon Barbosa, um dos técnicos da Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais (CRTE) do NRE envolvidos na construção da nova ferramenta.

“Começamos o trabalho pelo planejamento de turmas e matrículas de cada unidade junto com a Direção de cada escola. Conferimos as matrizes curriculares e checamos todos os dados”, acrescenta Sandra Mara Rigoni Schen, também envolvida na construção da planilha. “Conferimos todos os dados antes de gerar a planilha que será encaminhada a todos os 162 colégios com as aulas disponíveis”, explica ela.

REUNIÕES – Para apresentar o novo sistema, foram realizadas, no final de 2015, reuniões com os diretores dos colégios da capital, distribuídos em cinco grupos, inclusive com os novos diretores eleitos na consulta realizada em dezembro. Ainda em fevereiro será realizado um treinamento com o diretor, responsável pela alimentação da planilha. “O grande ganho é com a lisura e agilidade”, resume Vivian.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.