Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
18/03/2016
Professores AEE discutem Plano de Atendimento a Classes Especiais
Na tarde desta quinta-feira (17), professores de Classes Especiais e Sala de Recursos do 1º ao 5º ano estiveram reunidos com profissionais do Centro Regional de Apoio Pedagógico Especializado (CRAPE) e equipe da Educação Especial do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel.
O encontro teve por objetivo ampliar conhecimentos acerca das propostas dos documentos legais do Ministério da Educação (MEC), para assegurar o acesso e a permanência de alunos com necessidades educacionais especiais na escola pública (com dignidade, participação e aprendizagem), em consonância com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva.
Fez parte da pauta a Instrução 003/2004, que regulamenta o funcionamento das Classes Especiais e do Plano de Atendimento Educacional Especializado, além da Instrução 016/2011, que normatiza a Sala de Recursos Multifuncional.
Esse foi o segundo de quatro encontros entre profissionais da área, que acontecem no decorrer do ano letivo, com duração de quatro horas cada.
Para a Coordenadora do CRAPE, Maria de Lourdes Nunes de Almeida, diante da necessidade de subsidiar os professores para o desenvolvimento das atividades do Atendimento Educacional Especializado, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos que compõem o público alvo da Educação Especial, a formação assume significativa importância.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SEMs), vem como suporte ao trabalho inclusivo por meio da reestruturação da escola para que as necessidades dos alunos sejam contempladas.
O encontro teve por objetivo ampliar conhecimentos acerca das propostas dos documentos legais do Ministério da Educação (MEC), para assegurar o acesso e a permanência de alunos com necessidades educacionais especiais na escola pública (com dignidade, participação e aprendizagem), em consonância com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva.
Fez parte da pauta a Instrução 003/2004, que regulamenta o funcionamento das Classes Especiais e do Plano de Atendimento Educacional Especializado, além da Instrução 016/2011, que normatiza a Sala de Recursos Multifuncional.
Esse foi o segundo de quatro encontros entre profissionais da área, que acontecem no decorrer do ano letivo, com duração de quatro horas cada.
Para a Coordenadora do CRAPE, Maria de Lourdes Nunes de Almeida, diante da necessidade de subsidiar os professores para o desenvolvimento das atividades do Atendimento Educacional Especializado, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos que compõem o público alvo da Educação Especial, a formação assume significativa importância.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SEMs), vem como suporte ao trabalho inclusivo por meio da reestruturação da escola para que as necessidades dos alunos sejam contempladas.
Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel