Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • Apucarana
  • atribuição de aulas e funções
  • CAS Apucarana

Núcleo Regional de Educação de Apucarana

Rua Lapa, 250 - Centro - CEP 86.800-310
Apucarana - PR | Fone: 43 3420-1600 - Fax: 43 3420-1664 mapa Localização

NRE Apucarana

04/04/2016

Museu Itinerante de Ciências no NRE-Apucarana

A equipe do Museu Itinerante de Ciências (MIC/UEL), está desenvolvendo um projeto que contempla os municípios de Borrazópolis, Cruzmaltina, Kaloré e Faxinal, no intuito de trabalhar experimentos científicos de Química, Física, Ciências e Biologia, por meio de demonstrações.
O Museu Itinerante de Ciências (MIC) é uma proposta de articulação do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina com Escolas dos municípios do Paraná. Financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), através do Programa Universidade Sem Fronteiras, a estrutura itinerante objetiva divulgar a Astronomia, a Matemática, a Física, a Química e a Biologia para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

FAXINAL: O alunado do Colégio Estadual Olavo Bilac recebeu a visita do Museu Itinerante de Ciências, no dia 24 de março de 2016. Na ocasião, os estudantes do Colégio Estadual do Campo Fernando Sontag e os alunos do 5º ano da Escola Municipal Tancredo Neves também participaram das atividades.
Os acadêmicos de Química e Física realizaram experiências utilizando produtos do cotidiano como água e álcool, bem como detergentes associados a produtos químicos, como sais para realizar as experiências sobre a decomposição da água oxigenada, solução indicadora de ácido base e a varinha mágica (reação exotérmica com permanganato de potássio).
As atividades experimentais de Física contaram com equipamentos que causaram entusiasmo e curiosidade nos espectadores. Os acadêmicos utilizaram a Bobina de Tesla que liberava faíscas ruidosas e o Gerador de Van de Graaff onde a eletricidade liberada arrepiava os cabelos, quando isolados da terra, de quem tocasse a cúpula.
"As experiências enriqueceram o trabalho realizado pelos professores em sala de aula, possibilitando a associação de conceitos químicos e físicos abordados pelos alunos da UEL, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos”, afirmou a Pedagoga Janice Aline. Complementa, “agradecemos a parceria e a iniciativa do projeto, esperamos receber o Museu novamente em nosso Colégio”.

BORRAZÓPOLIS: No dia 31 de março, o Museu esteve no Colégio Estadual José de Anchieta e na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco. Os experimentos contaram com a participação dos alunos, que ficaram bem interessados e motivados.
“As apresentações foram muito interessantes, os acadêmicos demonstraram atividades experimentais de Química e Física que possibilitaram um melhor entendimento dos conceitos científicos e teorias ensinadas em sala de aula”, relatou a Diretora do C.E. José de Anchieta, Marli Hack da Fonseca.
Já a Diretora da E.E. Humberto de Alencar Castelo Branco, Lizandra Labegalini M. Câmara, disse que foi com muita alegria que os alunos e funcionários da Escola receberam a visita do Museu. “A apresentação foi descontraída e os alunos aprenderam de uma forma dinâmica e lúdica conteúdos significativos para enriquecer o seu desenvolvimento como cidadãos conscientes, enriquecendo o currículo”, afirmou Lizandra.

 Em breve o Museu Itinerante estará nos municípios de Cruzmaltina e Kaloré.


Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.