Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
15/04/2016
CRAPE e Educação Especial realizam formação com duplas avaliadoras
Profissionais do Centro Regional de Apoio Pedagógico Especializado (CRAPE) e equipe de Educação Especial do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel promoveram mais um encontro de Formação Continuada, nesta quinta-feira (14).
Outro encontro foi realizado no dia 07 de abril de 2016, momento em que foram repassadas orientações técnicas e pedagógicas sobre a avaliação pedagógica do contexto escolar a novos professores da Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I e Altas Habilidades, das instituições de ensino da Rede Estadual de Cascavel e municípios jurisdicionados ao NRE.
Dessa vez, os estudos foram voltados aos profissionais que compõem a dupla avaliadora dos municípios jurisdicionados à Regional de Ensino: especialistas em Educação Especial, professores, psicólogos educacionais e fonoaudiólogos.
A pauta incluiu a Instrução 016/2011, que normatiza a Sala de Recursos Multifuncional e na Instrução 03/04, que regulamenta o funcionamento das Classes Especiais, levando a refletir sobre o processo avaliativo psicoeducacional.
“A formação assume significativa importância diante da necessidade de subsidiar os profissionais para compreender e realizar essa avaliação, de modo a estabelecer os encaminhamentos adequados aos alunos da Educação Especial ou que apresentam alguma dificuldade em seu processo de escolarização”, disse Maria de Lourdes Nunes de Almeida, coordenadora do CRAPE.
Outro encontro foi realizado no dia 07 de abril de 2016, momento em que foram repassadas orientações técnicas e pedagógicas sobre a avaliação pedagógica do contexto escolar a novos professores da Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I e Altas Habilidades, das instituições de ensino da Rede Estadual de Cascavel e municípios jurisdicionados ao NRE.
Dessa vez, os estudos foram voltados aos profissionais que compõem a dupla avaliadora dos municípios jurisdicionados à Regional de Ensino: especialistas em Educação Especial, professores, psicólogos educacionais e fonoaudiólogos.
A pauta incluiu a Instrução 016/2011, que normatiza a Sala de Recursos Multifuncional e na Instrução 03/04, que regulamenta o funcionamento das Classes Especiais, levando a refletir sobre o processo avaliativo psicoeducacional.
“A formação assume significativa importância diante da necessidade de subsidiar os profissionais para compreender e realizar essa avaliação, de modo a estabelecer os encaminhamentos adequados aos alunos da Educação Especial ou que apresentam alguma dificuldade em seu processo de escolarização”, disse Maria de Lourdes Nunes de Almeida, coordenadora do CRAPE.
Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel