Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais PSS 2021
  • Ordem de Serviço - 2024
  • Cadastramento currículos Seed
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul

Rua Salvador Ferrante, nº 1.651 - CEP 81.670-390
Curitiba - PR | Fone: (41) 3277-7353  mapa Localização

NRE Área Metropolitana Sul

29/04/2016

COLÉGIO ESTADUAL MIGUEL FRANCO FILHO INCENTIVANDO A SUSTENTABILIDADE

Desde o dia 16 de abril de 2016 o Colégio Estadual Miguel Franco Filho de Contenda está colocando em prática o Projeto “Horta e Jardim: aprendendo educação ambiental e sustentabilidade”. Idealizado pelas professoras Fernanda Wojcik, Lúcia Swierdzowski e Tânia Cordeiro, o projeto conta com o envolvimento e ajuda da direção do colégio, dos demais professores, funcionários e alunos do Ensino Fundamental e Médio.

A atividade tem a finalidade da inclusão dos alunos no ambiente escolar em contraturno, visando que estes desenvolvam trabalhos voluntários no colégio, a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis, para montar a horta e o jardim. Dessa maneira será trabalhado o respeito mútuo entre a sociedade e a natureza, visando a sustentabilidade do meio ambiente. Esses espaços são meios de potencializar o aprendizado dos alunos e seu interesse por uma alimentação saudável e por um ambiente bonito e agradável.

O projeto atua na multidisciplinaridade, uma vez que professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas, o que possibilita o desenvolvimento de ações pedagógicas explorando as múltiplas formas de aprender.

O CEMFF possui um espaço onde pode ser desenvolvido o paisagismo com a finalidade de melhorar seu aspecto e transformá-lo em um ambiente bonito, através da utilização de materiais recicláveis e reutilizáveis e o plantio de mudas de plantas trazidas pelos próprios alunos ou obtidos no Horto Municipal de Guajuvira.

Na horta serão cultivados alguns vegetais e legumes livres de agrotóxicos, que irão fazer parte do lanche dos alunos, permitindo uma discussão sobre a importância de uma alimentação saudável.

Assim, se faz necessário que se resgate esse contato com o solo, de onde retiramos nosso alimento direta ou indiretamente. Que os alunos compreendam a importância da conservação do solo, as formas de manejo mais adequadas e do que ele é formado. Hoje as crianças e adolescentes no ambiente externo da escola, normalmente estão em frente à TV, computador, vídeo game e celulares não tendo mais o contato com o meio ambiente, portanto, o projeto busca aproximar essa relação homem-natureza, pois dela depende nossa sobrevivência.

O objetivo maior é proporcionar aos alunos uma aprendizagem de forma prazerosa, trabalhando em conjunto, em cooperação, com comprometimento e respeito, para transformar uma área propicia em um jardim, como espaço de lazer e de repensar o que podemos fazer com nosso “lixo” produzido diariamente, além de conscientizar os alunos e seus familiares da necessidade de uma alimentação saudável.


Fonte: Eder Afonso Klemba – Diretor

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.