Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Rua Maranhão, 631 - Centro - CEP 85.601-310
Francisco Beltrão - PR | Fone: 46 3520-4900 - Fax: 46 3520-4917  mapa Localização

NRE Francisco Beltrão

23/05/2016

Procurando Arte em Santo Antônio do Sudoeste

Procurando Arte em Santo Antônio do Sudoeste

Projeto idealizado e desenvolvido pela Professora Loureni Parmigiani, nas aulas de Arte do Ensino Médio, do Colégio Estadual Humberto de Campos EFMP, no período de Abril a maio de 2016.
Inicialmente buscou-se conceituar e questionar O QUE É ARTE? Qual a função da Arte? Onde está a Arte? Ao instigar os alunos a pensarem e refletirem sobre essas questões, perguntamos se existia Arte na cidade onde vivemos. Algumas respostas afirmativas, outras ainda ficaram como uma interrogação. Pelas respostas positivas começou-se a elencar as obras e monumentos existentes no município de Santo Antônio do Sudoeste – PR.
Com uma câmera/celular na mão os alunos se subdividiram em pequenas equipes para o início dos trabalhos. Fotografar, obter informações, entrevistar, pesquisar, e trazer para a sala de aula esses dados para a sequência dos trabalhos. Sendo que as imagens fotografadas eram compartilhadas pelas redes sociais, num grupo criado especialmente para essa finalidade.
As manifestações culturais e artísticas encontradas tanto na cidade quanto na zona rural, nos espaços destinados a cultura, como em nosso cotidiano, na mídia ou nas escolas, onde vivemos ou dentro de nós, constituem o nosso patrimônio cultural.
A proposta desse projeto visa à valorização da identidade e o patrimônio histórico cultural e artístico de nosso povo, conhecendo e preservando cada monumento aqui destacado. Pedroso (l999) afirma que. “Um povo que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão. São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação”.
As atividades desenvolvidas estão em consonância com o Projeto Politico Pedagógico da escola, sendo de grande relevância a valorização da produção dos alunos e de projetos de pesquisa realizados em sala de aula. Ao aproximar os alunos das produções culturais, históricas e artísticas , mostra-se que a arte pode estar em todos os lugares, que os artistas compõem de acordo com o contexto histórico de cada tempo e lugar. E, é nesse contexto que se amplia o conhecimento sistematizado.
Ao pensar o Projeto Procurando Arte em Santo Antonio do Sudoeste, planejei reunir informações e construir conhecimentos com meus alunos, de forma prática, pela pesquisa, pela imagem, com um diferencial que até então não tinha feito, com a produção de vídeos. Entretanto, Também aprendi, posso afirmar que aprendi muito com meus alunos, pelas informações que eles trouxeram, que eu não tinha, como é o exemplo que, a Estátua de Santo Antônio tem 19,60m de altura e, é a maior imagem desse santo no Brasil, que o obelisco de nossa praça central representa o poder executivo, a pedra fundamental também na praça indica que ali é a Boca Maldita. Além disso aprendi a produzir vídeo no celular, pois só fazia no computador. Aprendi com meus alunos, da mesma forma com que eles aprendem comigo. Muitas coisas poderia fazer diferente, mas pela falta de material como uma câmera digital de qualidade, um notebook para ter acesso na escola, ou mesmo um computador para essa finalidade. Temos Laboratório de informática, porém é precário, são máquinas mais antigas, lentas, que travam, e que não podemos contar para essa finalidade, somente para o básico. Na certeza de que não podemos cruzar os braços, trabalhamos fazendo o melhor com o que temos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.