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NRE Goioerê

25/05/2016

Projeto Unidos Contra o Bullying

O projeto será desenvolvido no Colégio Estadual João Maffei Rosa com alunos do Ensino Fundamental e Médio, coordenado pela Equipe Pedagógica com apoio do Corpo Docente com a temática central o Bullying, comum no ambiente escolar, embora este seja também um problema da sociedade em geral.

Para o colégio a necessidade de ações ao combate ao Bullying no ambiente escolar é de extrema importância, pois, com o avanço tecnológico e a modernização da sociedade, o papel da educação é de extrema relevância ao combate dessa prática que afere o direito a uma educação de qualidade para todos, levando o indivíduo muitas vezes se excluir do processo de ensino-aprendizagem, além de acarretar danos psicológicos e um quatro de doenças graves na vida dos alunos que sofrem Bullying.

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Com o desenvolvimento desse projeto, o colégio pretende discutir as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

Para o colégio o projeto se justifica devido a prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas.

Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.

A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter consequências trágicas - como mortes e suicídios e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema". Segue abaixo, estruturação do projeto:

OBJETIVO GERAL

  • Refletir sobre as causas e consequências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis dos aluno do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual João Maffei Rosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir com os alunos as principais causas de bullying na sala de aula.
  • Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying no Colégio Estadual João Maffei Rosa.
  • Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de bullying e violência no espaço escolar;
  • Discutir o respeito as diferenças dentro e fora da sala de aula;
  • Solucionar problemas referentes a temática que vem acontecendo no interior da sala de aula e se propagando pela escola e comunidade;
  • Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões; (Caixa de Pandora);
  • Reconhecer e valorizar as atitudes dos alunos no combate ao problema;
  • Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
  • Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
  • Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying;
  • Levar o grupo a perceber a importância do respeito mútuo, respeito às diferenças individuais e com isso iniciar o trabalho de temas como Bullying e como evitá-lo;
  • Juntamente com a comunidade civil criar o disque Bullying;
  • Criar um Blog com informações;
  • Pedágio contra o Bullying;
  • Dia D – combate sobre a prática de Bullying no ambiente escolar (todo o dia 05 de cada mês a escola fará uma mobilização interna com diversas atividades).

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Alunos estão sendo afetados gravemente por colegas que praticam bullying no ambiente escolar, uma prática que está levando ao abandono escolar, bem como a doenças, psíquicas e emocionais.

METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido através de palestras, leituras, filmes, brincadeiras, trabalhos em grupos, relatos de pessoas que sofreram Bullying, proporcionando a reflexão sobre as causas e consequências do Bullying na sala de aula.

APRESENTAÇÃO DE FILMES

Meu nome é Rádio;
Mãos talentosas;
E outros.

PALESTRAS COM OS PAIS E RESPONSÁVEIS

Este também deve ser um momento para ouvir os pais e apurar dados que possam revelar as causas mais profundas do bullying;

A orientação é que as crianças não sejam expostas nestas reuniões;

Observar o comportamento dos pais é essencial para saber se eles também não estão praticando o bullying em casa com as crianças envolvidas na situação conflitiva;

Estudo de casos.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual, de forma natural, através do diálogo diário, dos debates promovidos e dos registros de atividades vivenciadas ao longo dos trabalhos. O processo de avaliação será espontâneo e verificará o potencial e a competência dos alunos em relação à temática, bem como a capacidade de mudança de comportamento mediante o conhecimento adquirido e experimentado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENJAMIN, Roberto. A África Está em Nós: História e Cultura Afro-brasileira. João Pessoa: Grafset, 2004.

CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

GIKOVATE, Flávio. Arte de Educar. Curitiba: Nova Didática, 2001.

Editorial, 1980. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. Brasília, 1983.

Revista Aprende Brasil. Diversidade: Tudo É uma Questão de Visão. Ano 2. Nº 4. Abril 2005.

Revista Atividades & Experiências. Habilidades e Competências – Editora Positivo. Ano 9. Maio 2008.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/projeto-bullying-uma-ameaca-na-escola/115881/#ixzz47pnO7nVJ


Fonte: C. E. João Maffei Rosa

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