Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais PSS 2021
  • Ordem de Serviço - 2024
  • Cadastramento currículos Seed
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul

Rua Salvador Ferrante, nº 1.651 - CEP 81.670-390
Curitiba - PR | Fone: (41) 3277-7353  mapa Localização

NRE Área Metropolitana Sul

20/06/2016

"3Rs: O meio ambiente precisa de todos"

Os alunos dos 6º anos do Colégio Estadual Professora Helena Wysocki, em Araucária, participaram, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente do Projeto de Preservação, realizado e desenvolvido pelas professoras, de Língua Portuguesa, Francienne Aparecida Fontoura do Valle, de Ciências, Dilma José Lopes, e as agentes da biblioteca Andressa do Rocio Kulevick Vaz e Fabiana Carvalho da Silva Schuvaizerski.

Com o intuito de conscientizar os alunos dos 6.ºs anos da importância de se preservar o Meio Ambiente, a professora de Língua Portuguesa desenvolveu durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, o projeto “3Rs – O meio ambiente precisa de todos”, utilizando as aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual e de Ciências. Em cada aula realizava-se uma atividade referente ao tema 3 Rs – Reduzir – Reutilizar – Reciclar.

Etapas do projeto:

A turma foi separada em cinco equipes, cada uma representando a cor de um recipiente para coleta de resíduos sólidos. A primeira atividade a ser realizada foi assistir ao vídeo: Turma da Mônica – Um Plano para Salvar o Planeta (Especial de férias 2011), e refletir sobre as informações transmitidas por ele; em seguida explanou-se com os alunos, por meio de slides, o significado e a função dos 3Rs, bem como a importância da Semana Mundial do Meio Ambiente e do dia 6 de junho.

Como segunda atividade, desenvolveu-se a produção de um poema com o tema “Minha escola precisa preservar o Meio Ambiente”; em seguida, por meio de um caça-palavras, os alunos mostraram que aprenderam a separar corretamente os resíduos produzidos diariamente, pintando cada palavra encontrada de acordo com a cor do recipiente para coleta, em que elas deveriam ser depositadas. Na aula seguinte, as equipes participaram do “Tabuleiro do Conhecimento”, atividade esta que exigia conhecimento sobre os 3Rs, pois se tratava de uma trilha com várias perguntas no caminho e, para avançar, era necessário acertá-las. Logo após, os estudantes participaram da atividade “Separe o seu resíduo”, que consistia basicamente em separar um total de 30 resíduos distintos nos recipientes corretos no menor tempo possível. Para finalizar as atividades da semana, cada equipe confeccionou uma bandeira representando a importância da preservação e da prática dos 3Rs: Reduzir – Reutilizar – Reciclar.

As atividades foram realizadas em forma de gincana. Ao concluir cada etapa, a equipe acumulava uma pontuação e, ao final da semana, a equipe com a maior pontuação foi condecorada. “Parabenizo a professora Francienne pelo excelente trabalho com o tema Meio Ambiente, desenvolvido com as turmas dos 6º anos. Houve a interação, o comprometimento, o desenvolvimento das atividades e o respeito entre todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem.” - relatou a pedagoga Lúcia da Rocha Alves Pinto.

A execução do projeto foi um sucesso, porque a professora Francienne pôde contar com a colaboração e participação da professora de Ciências Dilma José Lopes: com os conhecimentos científicos “ficou evidente a aprendizagem significativa dos educandos em relação aos resíduos e sua classificação, assim como o reutilizar e reduzir planejadamente o consumo. Desta forma não apenas os objetivos foram alcançados, mas também o trabalho em equipe, a contribuição de cada um para o resultado coletivo ser significativo. Destacou-se também a interação entre os profissionais envolvidos na elaboração dos materiais e na realização das atividades”, observou a professora Dilma José Lopes.

De igual modo evidencia-se a importância do trabalho das agentes da biblioteca, Andressa do Rocio Kulevick Vaz, Fabiana Carvalho da Silva Schuvaizerski e Silvia Stigar, com a confecção dos materiais utilizados e apoio na aplicação das atividades. “Ver a empolgação dos alunos durante a realização das atividades foi muito gratificante, eles aprenderam se divertindo. Esperamos que eles apliquem o que aprenderam no dia a dia”, afirmou a agente Andressa do Rocio Kulevick Vaz. “Com as atividades desenvolvidas, vimos o empenho de cada aluno em aprender e a desenvolver ideias sobre a preservação do meio ambiente. Com certeza foi marcante não só para eles, mas para nós colaboradoras também.” revelou a agente Fabiana Carvalho da Silva Schuvaizerski.

“Os projetos educacionais nas instituições de ensino fazem toda a diferença no aprendizado dos alunos. Essa proposta de se trabalhar com projetos visa a proporcionar um ambiente mais favorável ao saber, ele estimula a construção do conhecimento pelo aluno, assim incentivando sua maior participação nas aulas, por meio de atividades criativas e que fogem do estilo tradicional aproximando da sua realidade.” – afirmou a direção auxiliar, Divania F. de Araújo.

A gincana educacional do meio ambiente foi uma das atividades previstas no projeto da biblioteca, que a professora Francienne vem desenvolvendo, realizando e aplicando ao longo dos últimos quatro anos, durante as aulas de Língua Portuguesa. “Foi muito gratificante desenvolver essa proposta dos 3Rs, especialmente por ela fazer parte de um projeto maior – o da biblioteca e, principalmente ver que os alunos, perceberam e compreenderam a importância de se cuidar do Meio Ambiente e também a trabalhar em equipe. A maior recompensa está em ver o entusiasmo e a dedicação que os alunos expressaram durante a realização de todas as atividades propostas. Estamos só no começo, pois não devemos esquecer que o Meio Ambiente precisa de cuidados constantes”, concluiu a professora Francienne Apª Fontoura do Vall.

Nota: A chefia e equipe do NRE AMSul parabeniza a equipe responsável pelo Projeto, pela brilhante iniciativa em promover a aprendizagem por meio da sistematização do conhecimento na prática, em ações carregadas de sentido e propósito, beneficiando toda a comunidade escolar.


Fonte: Profª. Francienne Apª Fontoura do Valle – Colégio Estadual Professora Helena Wysocki

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.