Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • Verificação de Pessoa Negra
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã

Avenida Minas Gerais, 295 - Centro - CEP 86.870-000
Ivaiporã - PR | Fone: 43 3472-5700 - Fax: 43 3472-5700  mapa Localização

NRE Ivaiporã

13/09/2016

Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação dos Municípios circunscritos ao NRE de Ivaiporã

No ano de 2015 os Planos Municipais de Educação (PMEs) foram aprovados e agora começam os trabalhos da fase de Monitoramento e Avaliação, conforme prevê a Lei 13.005/2014 que aprovou o Plano Nacional de Educação. As bases para o desenvolvimento dos trabalhos terão o apoio do Conselho Nacional de Educação (CNE), Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e entidades de pesquisa da área educacional.
Para a realização do processo de Monitoramento e Avaliação dos PMEs, o Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR), a União dos Dirigentes Municipais de Paraná (UNDIME/PR) e a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), realizou nos dias 25/08 e 09/09/2016, formação para as Dirigentes Municipais, Comissões Coordenadoras e/ou Equipes Técnicas do Processo de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação – PME. O evento foi coordenado pela Avaliadora Educacional, Professora Dircéia Portela, responsável pela articulação dos PMEs junto a SASE/MEC e contou com a presença da Chefe do NRE de Ivaiporã, Professora Sandra Mara Schmitt dos Reis Bueno, a Coordenadora da Equipe de Educação Básica, Professora Sandra Cristina Manesco da Silva Felippe e da Coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais, Professora Célia Maria Venciguera Romagnolo.
Durante os encontros foram discutidos questões relativas às etapas do Monitoramento e Avaliação, que se articulam em um único processo, contribuem para o alcance das metas propostas, apontam as lacunas e eventuais mudanças necessárias no percurso e incorporam ao Plano o caráter de flexibilidade necessário para absorver as demandas da sociedade. A Avaliadora Educacional Dircéia Portela salientou que assim como no processo de elaboração e adequação dos Planos Municipais de Educação, o caráter democrático nas discussões deve prevalecer por meio das audiências públicas que deverão ser realizadas em cada um dos Municípios. A participação efetiva de toda sociedade é muito importante nas discussões, pois estamos tratando de um Plano decenal, com influência direta na vida e no desenvolvimento de cada cidadão dos Municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí. É essencial para a plenitude dessa ação o esforço de todos. Participe!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.